16º Seminário de Iniciação Científica

De 17/10/2011 à 21/10/2011

O rizoma como estrutura para desenvolvimento de material educativo em arte.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Arte/educação, rizoma, material educativo

Este artigo é resultado da pesquisa Materiais educativos em Arte: uma investigação conceitual e metodológica – MEA, que objetiva desenvolver um material educativo em arte a partir de um recorte do banco de imagens do PIEAE, embasado no estudo dos materiais produzidos por instituições culturais, porém procurando criar uma metodologia própria, em consonância com as práticas contemporâneas de ensino da arte. Nos estudos realizados, constatou-se que a maioria dos materiais produzidos tem por base a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, autora referência em arte/educação na America Latina, e cuja proposta é dotada de flexibilidade de desenvolvimento, na articulação de três eixos: produção, contextualização e fruição. Entretanto, no decorrer da investigação, verificou-se que a maior parte dos materiais educativos estudados é dotada de linearidade em sua apresentação, o que pressupõe repetir sempre a mesma forma de uso. Para desenvolver material educativo em arte que dê conta das questões do ensino na contemporaneidade, o rizoma entra como uma estrutura adequada para essa construção. Na atualidade, o pensamento não é linear, há uma fragmentação constante de onde se derivam novas idéias, que surgem simultaneamente. A vida tem outra velocidade, cada vez mais acelerada, e devemos ser capazes de fazer conexões com o maior número de informações possíveis, e a leitura de mundo é fator determinante para o desenvolvimento do indivíduo e sua atuação na sociedade. A origem do rizoma como forma de pensamento está na década de setenta com os filósofos Deleuze e Guatarri no livro “Mil Platos – Capitalismo e Esquizofrenia.” Pensar de forma rizomática, é levar em conta a multiplicidade das coisas. Porém, no campo da Educação, muitos ainda não acompanham esse novo modo de elaborar o pensamento, o que gera uma contradição muito grande e conflitos a serem superados. Nas análises dos dvds da Dvdteca Arte na Escola, assim como dos materiais da coleção “Leitores de imagens” foram identificados como dotados de estrutura rizomática, não possuem início e final determinados, mas vários pontos de onde pode-se partir e relacionar com qualquer outro, como um sistema em rede. Esses exemplos tornaram-se referências para a construção do material educativo que está sendo produzido. Diante desse panorama, um material educativo dentro de uma proposta rizomática, trará contribuições para o ensino da arte, levando em conta o próprio repertório dos educandos, e proporcionando uma visão da arte mais próxima ao comportamento contemporâneo.

Apoio / Parcerias: FAP - Fundo de Apoio a Pesquisa

ISSN: 1807-5754