16º Seminário de Iniciação Científica

De 17/10/2011 à 21/10/2011

CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA PELO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DA UNIVILLE

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Psicologia, Clinica Escola, Caracterização clientela

A presente pesquisa apresenta dados sobre a demanda e o perfil das pessoas que procuraram o serviço de psicologia da Universidade da Região de Joinville – Univille, durante o ano de 2010, destas fichas foram levantados dados como: gênero, faixa etária, procedência, nível socioeconômico, as queixas mais freqüentes e como souberam do serviço, utilizando-se uma metodologia retrospectiva documental, de consulta às fichas de triagem. Para a análise de dados as queixas e informações obtidas nas fichas foram agrupadas em categorias de análise, criadas a partir do próprio conteúdo das fichas. Da análise parcial dos resultados temos que, dos pacientes atendidos pela clinica escola no ano de 2010, aproximadamente 51% são do sexo feminino, aproximadamente 53% tem uma renda familiar entre 2 e 4 salários mínimos, e que a queixa principal, mais apontada é de dificuldade nas relações familiares (25%), que incluem: medo dos pais, dificuldades em relação aos pais/familiares/cônjuge e dificuldades com pais separados. Delineou-se a presente pesquisa para, a partir desses dados, serem feitas reflexões em torno da estruturação deste tipo de serviço, configurando temas que poderão ser inseridos na agenda de estudo e debates dos profissionais em seu processo de formação e qualificação. Entende-se que os acadêmicos tendo acesso às informações relativas às demandas comuns da comunidade em que irá atuar, estará melhor preparado para atender à esta clientela por conhecer suas características e necessidades. Além do benefício na preparação e formação dos acadêmicos, a comunidade à qual esta inserida a clínica-escola também é beneficiada, pois não somente estará sendo melhor atendida, como terá conhecimento dos serviços que estão sendo ofertados a ela através de programas informativos que poderão ser criados a partir dos dados levantados nesta pesquisa.

ISSN: 1807-5754