16º Seminário de Iniciação Científica

De 17/10/2011 à 21/10/2011

Recomendações para aprendizagem assíncrona em ambiente virtual de aprendizagem

Palavras-chave: design, conferência, leitura

A proposta do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) aqui apresentado visa apoiar atividades da pesquisa ‘Recomendações para Aprendizagem Assíncrona em Ambiente Virtual de Aprendizagem’ que também é a tese de doutorado da orientadora do PIBIC. No contexto deste resumo, a aprendizagem assíncrona é aquela que se baseia no uso de ferramentas virtuais de aprendizagem e cuja comunicação entre aluno-professor ocorre em tempos diferentes. O desenvolvimento das recomendações apoiou-se em duas técnicas que tangenciaram as atividades do PIBIC: A técnica Delphi e a análise de conteúdo. A técnica Delphi se constitui em rodadas de questionários por meio das quais se pretende obter o consenso entre os especialistas participantes; no caso deste estudo os especialistas foram os professores do Departamento de Design da UNIVILLE. A Análise de conteúdo possui caráter quantitativo/qualitativa e apóia-se na organização das informações obtidas em categorias, unidades de contexto, unidades de registro e na freqüência com que as informações ocorrem; neste estudo, o foco da análise de conteúdo foram as informações obtidas por meio da técnica Delphi. As atividades desenvolvidas no PIBIC assessoram estas duas etapas do projeto de pesquisa. Todo o material foi organizado e textualizado de acordo com a tese. Os métodos utilizados foram à correção e a leitura. Em um primeiro momento realizou-se a leitura/ correção da técnica Delphi contextualizada com a tese. Logo no segundo momento foi realizada a conferência da análise de conteúdo através da leitura e também correção de cada tabela que foi composta pelas unidades de contexto e de registro. A partir de reuniões feitas entre aluno professor, estabeleceu-se encontros onde eram passadas cada atividade a ser realizada. A cada encontro foram passadas cada etapa a se fazer.Com a conferência concluída, pode-se observar que a relevância do trabalho realizado pela estagiária foi importante, visando a correção e a leitura de alguém novo que não conhecia a proposta, tornando assim novos olhares e um bom resultado no final da conferência de cada passo visto na tese.Os resultados obtidos a partir do trabalho realizado foi de aprendizagem e conhecimento de um novo assunto desconhecido e também da metodologia de uma tese proporcionando assim boa relação ao apresentar o projeto a algum indivíduo.

Apoio / Parcerias: Sem parcerias

ISSN: 1807-5754