16º Seminário de Iniciação Científica

De 17/10/2011 à 21/10/2011

Análise de Viabilidade Econômica na Cultivação em Larga Escala de Scenedesmus sp. Como Matéria Prima Para Produção de Biodiesel

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Microalga, Biodiesel, Viabilidade Econômica

A presente pesquisa tem como objetivo, analisar a viabilidade econômica do cultivo em larga escala de microalgas Scenedesmus sp em Joinville, Santa Catarina, como fonte de matéria prima destinada a produção de biodiesel. A metodologia aplicada até o momento consistiu na definição do equipamento a ser utilizado, bem como a matéria prima necessária para garantir a eficiência do cultivo das microalgas em escala laboratorial. Segue a descrição das atividades de cultivo.

Primeiramente foram obtidos cepas de Scenedesmus sp, onde as mesmas foram inoculadas assepticamente em frascos Durans com 1 litro de meio CHU. Durante a fase de crescimento microalgal, foram garantidas as condições mínimas de temperatura a 25°C, luminosidade contínua a 4000 Lux, e injeção de ar estéril a uma vazão específica de 0,5 vvm garantidas por uma bomba de diafragma.

Após o período de 27 dias sob aeração, a biomassa resultante do processo, foi filtrada e inserida em forno de secagem laboratorial, onde após 72 horas, obteve-se 0,9036g de massa seca, o que é cerca de 3 vezes superior a produção por hectare de cultivo, se comparado a outras oleaginosas como a soja por exemplo, que, em média nacional produz 3.106 Kg/ha (CONAB, 2011).

Apoio / Parcerias: Umwelt Biotecnologia Ambiental; H2ALL Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Energias Renováveis; FURB Fundação Universidade Regional de Blumenau

ISSN: 1807-5754