16º Seminário de Iniciação Científica

De 17/10/2011 à 21/10/2011

Moda contemporânea em Joinville: uma investigação

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Moda contemporânea, Joinville, Tendência

O desenvolvimento constante do consumo de moda e as necessidades do consumidor daí advindas implicam proporcional inovação para o design de moda, integrando instituições de ensino e o mercado O objetivo do projeto é investigar as características do design de moda contemporâneo aplicadas em de Joinville. A metodologia segue as etapas: 1) investigar características pertinentes ao design de moda contemporâneo em pesquisa exploratória; 2) verificar a aplicabilidade das características identificadas aos âmbitos das empresas e consumo de moda no município de Joinville, entrevistando profissionais; e 3) produzir material científico a partir dos resultados obtidos e disponibilizá-lo para atender o curso de Design de Moda da Univille. As características investigadas abrangem necessidades do público consumidor joinvilense quanto a aspectos sociais, de consumo, estética, tecnologia, funcionalidade, ergonomia, ecologia, economia, psicologia. Os consumidores analisam qualidade nas peças que adquirem, estando em maior contato com marcas e grifes que se estabelecem na cidade. O consumidor de moda valoriza a ergonomia aplicada ao vestuário, ainda que não intencionalmente: está atento a inovações da indústria têxtil em tecidos que atendam melhor suas necessidades cotidianas, a modelagens e materiais que agreguem conforto e usabilidade ao vestir. O preço e a relação custo-benefício são determinantes na decisão de compra popular, mesmo que simultaneamente o público mais exigente e de maior poder aquisitivo consome produto e exclusividade, sendo indiferente ao preço. As peças devem carregar um forte apelo estético, havendo exigências quanto a cores, estampas, beneficiamentos, estilo, emocionalidade. O consumidor geralmente não tem acesso a informações sobre ações sociais de grandes empresas no momento da compra (exceto quando há alguma divulgação), sendo esta mais motivada por necessidade e desejo. Está razoavelmente informado quanto a aspectos ecológicos relacionados ao produto, como iniciativas da marca, materiais e produção, embalagem, durabilidade e possibilidade de reciclagem do produto. Os aspectos psicológicos ligados ao vestuário em geral são influenciados pela cultura local, tradicionalmente conservadora e voltada ao trabalho, sendo consideravelmente restritiva na expressão de moda, tanto no vestuário como corporal (a aceitação é restrita quanto a expressão de grupos, tribos e outros). Conclui-se que está se formando em Joinville uma consciência em relação à moda que ultrapassa a tradição do vestuário das pequenas confecções e a fidelidade às marcas existentes, uma vez que o consumidor está em constante contato com a informação e com o que é novo, reformulando seus conceitos quanto ao vestuário a partir das opções de que dispõe atualmente.

ISSN: 1807-5754