16º Seminário de Iniciação Científica

De 17/10/2011 à 21/10/2011

O Impacto das Novas Redes Sociais nas Médias e Grandes Empresas de São Bento do Sul

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Redes sociais, internet, Expansão Comercial

O recente crescimento econômico do Brasil, as facilidades na compra de computadores e a expansão do uso da internet, possibilitaram com que milhões de brasileiros estejam hoje conectados na Web. A Internet é um dos grandes fomentadores para a formação de redes, já que elas proporcionam o encontro de pessoas, independente de tempo e espaço. As redes sociais são formadas por indivíduos com interesses, valores e objetivos comuns para o compartilhamento de informações, estes canais de interação, como Facebook, Twitter, Orkut, Linkedlin, etc, congregam hoje, uma considerável fatia da população brasileira de diferentes idades e classes sociais. As redes são tão populares no país, que fizeram com que algumas organizações as tornassem um meio importante de interação com seus consumidores, promovendo fidelização e identificação dos consumidores com as suas marcas. Algumas empresas entendem que a sua atuação no meio virtual é essencial, para o seu crescimento e projeção, num mercado cada vez mais expansivo e criativo. O trabalho denominado “O Impacto das Novas Redes Sociais nas Médias e Grandes Empresas de São Bento do Sul” se propôs a identificar oportunidades de atuação para empresas de grande e médio porte do município, na área de comercialização, utilizando as redes sociais como ferramenta para diferenciar opções aos seus clientes, diversificar sua atuação, assim como ampliar as possibilidades de negociação, buscando subsídios para a promoção de uma cultura, visando a um comprometimento na busca de novos conceitos e contextos de mercado possíveis. A pesquisa buscou abarcar uma amostragem que envolveu 20 empresas de diversos setores, como metalúrgico, têxtil, cerâmico e serviços da cidade, buscando fazer um levantamento de informações, junto a estas empresas sobre a seu posicionamento, modos de utilização e politicas junto aos seus funcionários. O levantamento gerado através da pesquisa foi capaz de identificar a inserção das empresas são-bentenses frente às redes, diagnosticar as formas de capacitação e utilização que cabem aos seus funcionários e gestores, assim como observar os resultados obtidos com as ferramentas sociais. Os dados coletados por meio da pesquisa apontam que as grandes empresas temem a liberação de internet e uso de redes sociais aos seus funcionários para livre navegação, crendo, que a destinação do seu uso possa ser negativo às organizações; embora as redes sociais sejam bem populares, de seu inteiro conhecimento e uso pessoal, além disso, há consenso no sucesso da inserção das organizações no meio digital.

ISSN: 1807-5754