16º Seminário de Iniciação Científica

De 17/10/2011 à 21/10/2011

O PERFIL DO ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS EXPECTATIVAS E APOSTAS NO MERCADO DE TRABALHO EM PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: MERCADO DE TRABALHO, FORMAÇÃ ACADÊMICA, COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

O constante desenvolvimento do mercado de trabalho vem exigindo dos profissionais que neles atuam cada vez mais qualificações e aperfeiçoamento de suas profissões, nos cursos de graduação que abrangem disciplinas vivenciais e experiências que possam aproximar às tomadas de decisões do dia-a-dia (conforme vivenciado nas organizações), as quais se tornam parâmetro de exigência como primeira credencial e não mais um diferencial para inserção no mercado de trabalho, peculiar dos tempos atuais caracterizado como um cenário extremamente competitivo. Assim, o acadêmico de Administração busca em seu curso, através dos componentes curriculares estabelecidos pela própria instituição, uma realidade convergente aos contextos das empresas, vivenciando experiências semelhantes às que lhe aguardam no mercado profissional. Além disso, o acadêmico que opta por esta formação procura construir-se como um profissional apto e capacitado para compreender e visualizar o mundo atual, ingressando no mercado de trabalho sustentando no aprendizado adquirido no curso, pretendendo administrar uma empresa conforme o próprio mercado exige. Com isso, a pesquisa denominada “O Perfil do Estudante de Administração: um levantamento sobre as expectativas e apostas no mercado de trabalho em pequenas, média e grandes empresas”, propôs investigar, na percepção de aproximadamente 80 acadêmicos do curso de Administração de Empresas da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE – campus São Bento do Sul, bem como egressos do referido curso, suas expectativas com relação à instituição, seus perfis e quais áreas de disciplinas lhes foram mais favoráveis para sua colocação/ascenção no mercado de trabalho. Juntamente com isto, a pesquisa propôs também uma análise sobre o posicionamento em relação ao mercado regional referente aos profissionais formados na instituição, buscando questionar a aceitação dos mesmos junto às vagas e perfis existentes nas empresas dos mais diversos ramos de atividades. Através destas análises a identificação do perfil dos acadêmicos e se estes correspondem às exigências do mercado atual, focalizando também com o aprendizado adquirido dentro da instituição, poderá favorecer a interferência no processo de formação dos graduandos, já que, conforme proposto nas análises das pesquisas, os acadêmicos em sua maioria relatam que há alguns ajustes a serem implantados na metodologia de ensino e estrutura curricular da instituição, mas que, além disso, há muitos fatores favoráveis à mesma que podem ser inseridos para uma boa colocação junto ao mercado de trabalho, tendo em vista há uma boa percepção perante os acadêmicos, no que se refere à instituição pesquisada.

ISSN: 1807-5754