8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Material Educativo Virtual em Arte: uma investigação conceitual e metodológica

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Material educativo, Arte, abordagem

Este projeto trata da continuidade da pesquisa Materiais Artístiscos Pedagógicos: uma investigação conceitual e metodológica – MAP (2010), que teve por objetivo a investigação dos materiais educativos em arte no intuito de identificar suas bases conceituais e metodológicas, afim de propor a contrução de novos materiais a serem realizados a partir do banco de imagens do Programa Institucional de Extensão Arte na Escola da Univille. Com finalidade de melhor entender o conjunto de materiais estudados, os mesmos foram separados em três grupos, a saber: materiais dependentes de exposições, ou seja, que só podem ser utilizados dentro da mostra; materiais independetes de exposições, produzidos de forma dissociada de mostras de arte; e materiais mistos, produzidos para uma determinada mostra, mas que podem ser trabalhados independentes dela. Durante o processo de investigação e coleta de materiais, teve-se acesso à diversos materiais internacionais, produzidos por instituições americanas e européias. Dessa forma, o projeto Materiais Educativos em Arte: uma investigação conteitual e metodológica – MEA, desenvolvido em 2011, contemplou a investigação acerca dos materiais educativos internacionais, que somam 120 no banco de materiais desse mesmo programa. A investigação teve por intuito indentificar suas bases conceituais e metodológicas, para então cruzar os dados levantados na pesquisa acerca dos materiais nacionais desenvolvida no ano anterior. Constatou-se que, diferente do que acontece no Brasil, cuja maioria dos materiais educativos produzidos é de natureza mista, boa parte dos materiais internacionais são produzidos para serem trabalhados dentro do espaço de exposição, ou então funcionam como fundamentação para o professor preparar sua visita com os estudantes. Em sua maioria, estão calcados no Diciplined Based Art Education - DBAE, envolvendo propostas qua abordam quatro grandes áreas: produção, história da arte, crítica de arte e estética. O DBAE serviu de base para a sistematização da abordagem triangular por Ana Mae Barbosa, abordagem utilizada pela grande maioria dos materiais educativos produzidos na Brasil. O resultado foi a construção de um mapa conceitual base, que será utilizado para a concepção de materiais educativos em arte a partir de diferentes recortes do Banco de Imagens do PIEAE da Univille. Até o momento, foi realizado um material, denominado Percursos na Arte do Brasil: possíveis caminhos, a partir do recorte de seis imagens de trabalhos de arte produzidos no Brasil.

ISSN: 1808-1665