8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Língua Inglesa Instrumental

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Ensino, Língua inglesa, Educação complementar

O curso de Inglês Instrumental, disponibilizado através do Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação – FAEG, já foi ofertado anteriormente aos alunos dos cursos de engenharia durante o ano de 2010. Como se trata de uma atividade que possibilita a complementação gratuita de seus estudos, e que pode ser utilizada como horas complementares obrigatórias, houve uma procura significativa durante o ano de 2011, com alunos questionando quanto sua continuidade e, portanto, voltou-se a oferecer a possibilidade dos alunos realizarem esta atividade durante o ano de 2012. Ressalte-se que se trata de atividade que atende às atuais políticas de assistência social gratuita do governo federal. Sabe-se que a utilização de uma segunda língua é essencial ao profissional da atualidade, seja qual for a sua área de atuação. Hoje o inglês, por ser uma língua de caráter universal, é sem dúvida uma das principais línguas para as atividades que envolvam contato com qualquer estrangeiro. Portanto, sem dúvida, é necessário nos dias atuais que o profissional tenha um conhecimento que possibilite ter um contato e compreensão de textos em língua inglesa, desde o nível básico até ao mais avançado. O curso com carga horária de 36 horas semestrais é oferecido semestralmente e tem como principal objetivo capacitar os alunos quanto à aquisição de conceitos básicos da língua inglesa, instrumentais, adquirindo noções de elementos gramaticais e realizando leitura, tradução e compreensão de textos em inglês. Metodologicamente é utilizada a língua inglesa de forma instrumental, ou seja, parte-se dos textos (leitura e tradução) para as questões específicas de pertinência gramatical, sendo que a cada encontro na semana os alunos têm contato direto com textos da língua estrangeira, buscando traduzi-los e compreendê-los na sua totalidade, em grau crescente de dificuldade e especificidade. Pedagogicamente o objetivo é propiciar o contato com a língua inglesa, buscando dar subsídios para a leitura e compreensão de textos, possibilitando ainda agregar novos conhecimentos à bagagem cultural específica do curso. O número de inscritos atende à demanda oferecida, sendo que se limitou, com a experiência anterior, a ofertar uma única turma no horário mais adequado a atender a maioria dos alunos. Assim espera-se que o resultado obtido seja novamente com avaliação positiva por parte dos alunos que concluírem o curso, abrindo ainda perspectivas quanto a oferta de novas turmas futuras.

Apoio / Parcerias: Governo Federal

ISSN: 1808-1665