8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Educação Ambiental e Representações do Patrimônio Histórico, Sociocultural e Ambiental em Comunidades que habitam áreas de Bacias Hidrográficas - um estudo em Joinville (SC)

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Ambiental, Sensibilização, Patrimônio Histórico e Sociocultural

A Educação Ambiental é uma ferramenta de sensibilização que estimula a importância do equilíbrio da relação natureza e seres humanos. O projeto “Educação e Sensibilização – Estudo Comparativo das representações do Patrimônio Histórico, Sóciocultural e Ambiental para as políticas públicas das áreas urbanizadas das comunidades de Nova e Pirabeiraba, em Joinville-SC”, teve como objetivo geral comparar as informações coletadas por meio de entrevistas aplicadas a moradores de duas comunidades situadas em duas áreas de bacias hidrográficas, no que se refere à história, patrimônio sociocultural e meio ambiente, apresentando a análise dos resultados às lideranças infantis e comunitárias (adultos) das duas regiões, de forma educativa, com vistas à sensibilização ambiental. Traçou-se como objetivo específico sensibilizar as duas comunidades da capacidade de melhoria das condições de vida nas suas áreas urbanizadas: nas bacias hidrográficas do Rio Piraí (Vila Nova) e do Rio do Braço (Pirabeiraba). Para tanto, utilizou-se como metodologia, em cada uma das comunidades: aplicação de entrevistas às lideranças infantis e comunitárias e apresentação dos resultados – a análise - dessas entrevistas em forma de palestras (adultos) e de jogos ambientais de sensibilização (crianças). Foram oportunizados espaços públicos para que os adultos e as crianças (nas escolas) pudessem expor sugestões em relação aos resultados que lhes foram apresentados. Nessas apresentações, tanto as crianças quanto os adultos demonstraram interesse pelos resultados da pesquisa, em especial as crianças, objeto central deste artigo, e particularmente quando a atividade foi a realização dos jogos de sensibilização.

Apoio / Parcerias: Apoio: “Programa Institucional de Pesquisa em Educação da Univille” (PIEduc) e os recuros decorrentes da Carta Convite 2009 e 2010.

ISSN: 1808-1665