8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Práticas de Letramento dos professores da Educação Infantil às Licenciaturas

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Professores, Letramento, Gêneros Discursivos

O objetivo da pesquisa era contribuir para as discussões sobre letramento a partir da investigação quanto às práticas de leitura e escrita nas quais professores de diferentes níveis de ensino estão envolvidos, tanto em sua atividade profissional como em seu dia-a-dia. Foram aplicados questionários a professores desde a educação infantil até professores de licenciatura, caracterizando-se a pesquisa como do tipo "survey". A escolha desses sujeitos se deveu a um pressuposto corrente nos espaços escolares e sociais, em geral, de que o professor tem como uma de suas funções centrais a formação do hábito de leitura em seus alunos. Foram distribuídos 750 questionários contendo 19 questões do tipo abertas. Desse total, retornaram 335 questionários válidos (não em branco). O grupo que mais retornou o material foi o dos professores da Educação Infantil, correspondendo a 23% do total de profissionais atuantes. O grupo de menor participação foi o dos professores das licenciaturas, com apenas 5 devoluções, representanto 5% do total. Em função da extensão dos dados, aqui serão apresentados alguns resultados relativos aos professores da Educação Infantil. São professores graduados em Pedagogia, a maioria na última década, sendo que 67% possuem pós-graduação. Metade dos professores afirmou não ter dificuldade com leitura. Curiosamente a média de leitura de livros desses profissionais ficou entre 1 a 3 livros por ano. Entre aqueles que apresentaram alguma dificuldade, a média é mais alta. Isto indica que as dificuldades foram se constituindo no ato mesmo de ler. Há muita leitura de outros materiais, muitas das vezes relacionados a sua atividade profissional, sem o cunho acadêmico, no entanto. Trata-se de uma leitura feita com prazer. Jornais e revistas foram os materiais mais lidos. Sobre as propostas de leitura para seus alunos percebeu-se a preocupação para com a familiarização da criança com o universo da escrita. Com relação às discussões sobre letramento, boa parte dos professores teve algum contato, talvez pela formação mais recente. Considerando que são discussões que vêm se avolumando nos últimos 15 anos, percebe-se nisto uma significativa influência do processo de formação inicial e continuada dos professores informantes da pesquisa. Muito ainda há para ser reconhecido quando se pensa no professor na interface entre sujeito e profissional, especialmente em suas práticas de leitura. É um sujeito singular, que se faz a partir de diferentes frentes. Autores que deram sustentação teórica ao trabalho: Bakhtin (2000 [1952, 1953]) e Andrade (2207).

ISSN: 1808-1665