8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Indicadores de Aprendizagem em Artes Visuais: desenvolvimento e convalidação

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Indicadores de Aprendizagem, Formação Continuada, Identidades e Autonomia

A pesquisa Projeto Curricular para as artes visuais no ensino básico: espaço de construção de identidades e autonomia teve seu início em fevereiro/2009 e término em janeiro/2012. O interesse surgiu a partir dos resultados de uma pesquisa anterior, intitulada: Processos de avaliação em arte: da formação superior ao ensino básico, desenvolvida de 2006 a 2008. Tal investigação identificou que a complexidade da avaliação está principalmente na ausência de indicadores de aprendizagem em artes visuais no contexto do Ensino Básico, os quais não estavam claros para professores e alunos. Portanto, a pesquisa apresentada teve como construir indicadores de aprendizagem para a disciplina de Arte no Ensino Básico, enfocando as construções de identidades e autonomia, indispensáveis nesta disciplina. A investigação tem em suas bases a pesquisa qualitativa/pesquisa-ação, e, como suporte conceitual-metodológico as narrativas de 10 professores de Artes da Rede Pública Municipal de Joinville/Santa Catarina/Brasil, além de fóruns, coordenado pelo Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação e revisão de literatura. A construção de indicadores de aprendizagem é fundamental, pois nessa área de conhecimento é inexistente um documento que norteie os conceitos/conteúdos por série. Resultados apontaram a fragilidade dos professores com relação aos conceitos e metodologia da arte o que implica também na compreensão avaliativa. A pesquisa contribuiu para o fortalecimento de identidades para a disciplina, aspecto relevante para uma educação contemporânea, bem como para as discussões. Referentes às políticas públicas na educação, currículo e formação continuada, pois entendemos que os processos de aprendizagem são contínuos e necessários às práticas educacionais. Por conta disso, iniciamos em fevereiro/2012 a pesquisa “Indicadores de Aprendizagem em Artes Visuais: desenvolvimento e convalidação”, que estará acompanhando, registrando e avaliando o desenvolvimento dos indicadores de aprendizagem por um grupo de professores de Arte da Rede Pública e do Colégio da Univille e também dos estagiários do curso de Artes Visuais. A intenção é a de analisar a relevância dos indicadores para a melhor qualidade do Ensino e Aprendizagem da Arte na Educação Básica e quais as implicações nas construções de identidades da disciplina de Arte e dos envolvidos (professores e estudantes).

Apoio / Parcerias: Rede Municipal de Educação do município de Joinville. Colégio da Univille. Ambas, no sentido de acolher a pesquisa e colocar a disposição para o desenvolvimento da mesma os professores de Arte.

ISSN: 1808-1665