8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

NOITE DE INTEGRAÇÃO DO NPI: construindo uma tradição

Palavras-chave: NPI, Noite de Integração, atividades culturais

A reestruturação curricular das licenciaturas na Univille, que este ano completa seu primeiro ciclo, inovou seus processos de ensino-aprendizagem em vários aspectos. O NPI, Núcleo Pedagógico Integrador, é constituído por duas disciplinas comuns a todas as habilitações, em cada série, a saber: 1º ano: Filosofia e Metodologia da Pesquisa em Educação; 2º ano: História da Educação e Psicologia da Educação; 3º ano: Didática e Educação Inclusiva; 4º ano: Políticas Públicas em Educação e Libras e Códigos de Comunicação. Outra característica é a composição plural das turmas, reunindo em cada uma delas, alunos de todas as habilitações oferecidas pela Universidade. Esta comunicação apresenta elementos para compreender a importância da Noite de Integração neste novo formato. Trata-se de um momento em que todas as turmas de uma mesma série se reúnem para se conhecer formalmente e apresentar atividades produzidas a partir de discussão na sala. O evento possibilita o afloramento das habilidades individuais, produzindo um programa eclético e inusitado, como foi o evento em 2011. Partindo do tema norteador “Consumo Cultural”, performances, jogos didáticos, dramatizações, música, declamação de poemas e dança flamenca foram apresentados no palco do Auditório da Univille, em novembro, alcançando plenamente os objetivos a que se propôs o evento. O NPI, por si só, já é uma prática que exige um trabalho coletivo de planejamento e acompanhamento cotidiano. No caso da Noite de Integração, o entrosamento e a dedicação dos docentes é fundamental para o seu sucesso, demandando atividades extra-classe e doses de paciência, liderança e jogo de cintura na administração das contradições e dos tensionamentos próprios dos momentos de criação. Por outro lado, incentivar a criatividade dos alunos, potencializa as habilidades necessárias ao exercício profissional, especialmente de atividades interdisciplinares, tão pouco exercitadas no antigo modelo curricular das licenciaturas.

ISSN: 1808-1665