8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

A univille e a inclusão de alunos com necessidades especiais: limites, desafios e conquistas.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: educação inclusiva, necessidades especiais, ensino superior

Os avanços no processo de educação inclusiva de alunos com necessidades especiais no ensino regular possibilitou que alunos com tais características ingressassem, com mais freqüência, no ensino superior. Diante de tal realidade e sentindo a necessidade de superar os desafios que a educação inclusiva faz emergir no ambiente educacional, dentre eles atender todos os alunos valorizando a sua subjetividade e necessidade sem comprometer a qualidade do ensino, a Univille criou e estruturou em 2008 o FAEG intitulado PROINES – Projeto de apoio a inclusão de alunos com necessidades especiais, com o objetivo de auxiliar professores e alunos com necessidades especiais matriculados na UNIVILLE nas atividades de ensino que necessitam de uma abordagem inclusiva. A partir do PROINES várias ações são desenvolvidas, envolvendo tanto o corpo docente, como discente, e familiares de alunos. Diante de tais especificidades são realizadas reuniões com os professores, pais e alunos dos departamentos envolvidos, tais reuniões ocorrem nos próprios departamentos ou na PROEN. Visando sensibilizar os demais alunos são realizados encontros, agendados previamente, com as turmas que possuem alunos de inclusão, para que os colegas compreendam, em alguns casos, a necessidade de flexibilizar as atividades e critérios de avaliação utilizados pelo professor. Um dos limites que o projeto tem enfrentado é com relação a monitoria/tutoria, pois alguns alunos necessitam de um auxílio direto na sala de aula, ou durante a realização das avaliações, auxilio este que seria dado por um aluno monitor, bolsista do projeto, até o momento o projeto não conseguiu estruturar um grupo de monitores. Outra situação que tem limitado algumas iniciativas do projeto é a não identificação por parte do aluno, no ato da matricula, como aluno que possui uma necessidade especial, retardando as intervenções do departamento, juntamente com o PROINES, no processo de ensino-aprendizagem. Uma das conquistas para a Univille foi a contratação de intérpretes de libras para atender os alunos surdos, atualmente contamos com três intérpretes. Outra conquista relevante neste processo foi a criação do Laboratório de acessibilidade que está em fase de estruturação no piso térreo da biblioteca central, que será um espaço equipado com tecnologia assistiva auxiliando alunos cegos e de baixa visão, alunos surdos e com mobilidade reduzida.

ISSN: 1808-1665