8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Desenvolvimento da coordenação motora global em crianças com deficiências físicas congênitas: um estudo em caso

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: coordenação motora global, deficiência física, psicomotricidade

Nas últimas décadas, a partir do movimento de educação inclusiva crianças e jovens com deficiências passaram a ter experiências capazes de potencializar as áreas e/ou segmentos preservados, proporcionando avanços indispensáveis à autonomia psicomotora. A atividade física adaptada associada à psicomotricidade visa o desenvolvimento global de indivíduos com deficiências, por meio de exercícios adaptados às características e necessidades que estes apresentam. Este estudo, apresentado como trabalho de conclusão de curso, junto ao curso de Educação Física, objetivou analisar o desenvolvimento da coordenação motora global em crianças com idade entre 5 e 12 anos, com deficiências físicas congênitas, submetidas a um programa de estimulação psicomotora. Os sujeitos da pesquisa eram integrantes do projeto de extensão PROESA- Projeto de desenvolvimento do esporte adaptado e do Cepinho: escolinha paraolímpica, que acontece na UNIVILLE, Bairro Bom Retiro. Participaram desta pesquisa 11 crianças, que apresentavam paralisia cerebral, espinha bífida, hidrocefalia, má formação congênita e nanismo. O programa ocorreu entre os meses de março a setembro de 2011, totalizando 50 horas de intervenção. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o método de observação, com registro em diário de campo, e filmagens para posterior análise do desempenho da coordenação motora global de entrada e saída da amostra. Foram trabalhados, durante os meses de aplicação da pesquisa, elementos da psicomotricidade por meio de atividades lúdicas, recreativas e esportivas, contemplando alguns esportes adaptados. O resultado da pesquisa apontou uma melhora no desenvolvimento da coordenação motora global entre os participantes, potencializando o repertório psicomotor e consequentemente a autonomia motora dos mesmos. Vale mencionar que, para além do desempenho motor, foi possível identificar uma melhora significativa no desempenho de socialização dos participantes.

ISSN: 1808-1665