9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Educação e sensibilização: Representações do patrimônio histórico, sócio-cultural e ambiental para as políticas sociais

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação ambiental, Patrimônio Histórico, Patrimônio Cultural

Os Projetos EduCA - ESENSI vêm trabalhando desde 2009 com pesquisas em comunidades de regiões urbanizadas localizadas em áreas de bacias hidrográficas: Rio Piraí (Bairro Vila Nova) e Rio do Braço (Distrito de Pirabeiraba) no município de Joinville (SC). Em 2012, com o Projeto EASens deu-se continuidade ao projeto iniciado em 2011, sempre nas mesmas seis escolas da rede municipal das duas áreas estudadas. As ações da pesquisa foram embasadas nos fundamentos da Educação Ambiental, História Ambiental, Patrimônio Histórico e do Patrimônio Cultural. O objetivo geral da pesquisa foi o de “promover um estudo da percepção e aprendizado das crianças (5º anos do ensino fundamental) enfatizando a educação e a sensibilização histórica ambiental, com vistas à percepção dos saberes representados no entendimento dos conceitos de Educação Ambiental e de Patrimônio Histórico Cultural”. Esses temas foram trabalhados de diversas formas metodológicas, variando entre as lúdicas e as pedagógicas. Enfim, buscou-se perceber a representação que essas questões base da pesquisa têm para as crianças. A metodologia utilizada centrou-se na abordagem qualitativa – pesquisa ação de caráter intervencionista, com ênfase no formato etnográfico. Primeiramente, no início das atividades da pesquisa, aplicou-se um questionário, às crianças, e ao final, reaplicou-se o mesmo questionário, com vistas à uma análise comparativa sobre a assimilação dos temas abordados. Ainda, realizaram-se palestras com apresentações de figuras referentes aos assuntos tratados (em powerpoint) e, para reforço, realizaram-se jogos (lúdicos e pedagógicos) que foram chamados de “jogos ambientais” e “jogos patrimoniais”, com a participação das crianças e dos Bolsistas PIBIC do projeto. Esses jogos foram momentos de congraçamento nas escolas, além de terem sido considerados “revisão” do conhecimento trabalhado durante a aplicação do projeto. Nessas ações, percebeu-se o quanto a pesquisa foi importante e produtiva para as escolas e comunidades. As manifestações das crianças, observáveis na análise comparativa das respostas dos questionários, nas ações comportamentais durante as diversas etapas das atividades da pesquisa e nas próprias expressões, são a evidência da importância e dos resultados positivos da pesquisa. O destaque foi a última ação aplicada (sugerida pelas próprias crianças): a montagem de uma vermicomposteira em cada uma das seis escolas participantes da pesquisa, com a efetiva atuação das crianças e dos professores, sendo que também foram-lhes repassadas todas as orientações para a manutenção posterior.

ISSN: 1808-1665