9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Educação Ambiental, sensibilização e sustentabilidade para desvelar as representações do patrimônio sociocultural e ambiental: uma contribuição para as políticas púbicas no processo educativo

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Ambiental, Patrimônio Histórico, Patrimônio Cultural

Os Projetos EduCA - ESENSI vêm trabalhando desde 2009 com pesquisas em comunidades de regiões urbanizadas localizadas em áreas de bacias hidrográficas: Rio Piraí (Bairro Vila Nova) e Rio do Braço (Distrito de Pirabeiraba) no município de Joinville (SC). Em 2012, com o Projeto EASens deu-se continuidade ao projeto iniciado em 2011, sempre nas mesmas seis escolas da rede municipal das duas áreas estudadas. As ações da pesquisa foram embasadas nos fundamentos da Educação Ambiental, História Ambiental, Patrimônio Histórico e do Patrimônio Cultural. O objetivo geral da pesquisa foi o de “promover um estudo da percepção e aprendizado das crianças (5º anos do ensino fundamental) enfatizando a educação e a sensibilização histórica ambiental, com vistas à percepção dos saberes representados no entendimento dos conceitos de Educação Ambiental e de Patrimônio Histórico Cultural”. Esses temas foram trabalhados de diversas formas metodológicas, variando entre as lúdicas e as pedagógicas. A metodologia utilizada centrou-se na abordagem qualitativa – pesquisa ação de caráter intervencionista, com ênfase no formato etnográfico. Primeiramente, no início das atividades da pesquisa, aplicou-se um questionário, às crianças, e ao final, reaplicou-se o mesmo questionário, com vistas à uma análise comparativa sobre a assimilação dos temas abordados. As manifestações das crianças, observáveis na análise comparativa das respostas dos questionários, nas ações comportamentais durante as diversas etapas das atividades da pesquisa e nas próprias expressões, são a evidência da importância e dos resultados positivos da pesquisa. O destaque foi a última ação aplicada quando levou-se, para as escolas, as ações das políticas publicas levantadas pelas crianças quando das respostas aos questionários ou na aplicação de jogos lúdicos e pedagógicos para reforço das atividades aplicadas. Políticas como: instalação de minhocários nas escolas; instalação de redes de alunos interessados na discussão das questões ambientais de seus bairros ou do levantamento, divulgação e manutenção do patrimônio histórico e cultural das localidades. A atividade final, voltada para a questão do resgate dos patrimônios históricos e culturais de cada uma das localidades envolveu um trabalho maior, pois exigiu uma pesquisa bibliográfica para a efetivação desse levantamento. Cada patrimônio registrado, como uma casa em enxaimel ou uma ponte, precisava ser fundamentado historicamente, além de ser fotografado e posteriormente, utilizado para estudo em sala de aula com de palestras específicas. Esse o diferencial para os bons resultados do projeto, tendo em vista que as crianças demonstraram ter adquirido conhecimento e sensibilização social e cívica para com esses patrimônios.

ISSN: 1808-1665