9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Faeg e Inglês Instrumental

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Inglês instrumental, Faeg - Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação, educação

Em 2012, no curso de Engenharia da Produção foi novamente ofertado o curso de Inglês Instrumental, disponibilizado gratuitamente através do Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação – FAEG. O curso já havia sido desenvolvido em anos anteriores e como se trata de uma atividade que possibilita a complementação gratuita de seus estudos, além de poder ter sua carga horária utilizada como horas complementares obrigatórias, sempre há uma procura significativa pelo curso ofertado. Durante o ano de 2012 foi ofertada apenas uma turma no horário que demonstrou ser o mais eficaz, buscando uma melhor adaptação às necessidades dos acadêmicos. O curso é uma atividade que atende às atuais políticas de assistência social gratuita do governo federal. Sabe-se que a utilização de uma segunda língua é essencial ao profissional da atualidade, seja qual for a sua área de atuação. Hoje o inglês, por ser uma língua de caráter universal, é sem dúvida uma das principais línguas para as atividades que envolvam contato com qualquer estrangeiro. Portanto, sem dúvida, é necessário nos dias atuais que o profissional tenha um conhecimento que possibilite ter um contato e compreensão de textos em língua inglesa, desde o nível básico até ao mais avançado. O curso teve uma carga horária de 36 horas semestrais, foi ofertado em dois momentos no ano e teve como principal objetivo capacitar os alunos quanto à aquisição de conceitos básicos da língua inglesa, instrumentais, adquirindo noções de elementos gramaticais e realizando leitura, tradução e compreensão de textos em inglês. Metodologicamente utilizou-se a língua inglesa de forma instrumental, ou seja, a partir dos textos (leitura e tradução) focou-se em questões específicas de pertinência gramatical, sendo que a cada encontro os alunos tiveram contato direto com textos da língua estrangeira, buscando traduzi-los e compreendê-los na sua totalidade, em grau crescente de dificuldade e especificidade. Pedagogicamente o objetivo foi propicionar o contato com a língua inglesa, buscando dar subsídios para a leitura e compreensão de textos, possibilitando ainda agregar novos conhecimentos à bagagem cultural específica do curso. O número de inscritos atendeu à demanda oferecida, sendo que se limitou, com as experiências anteriores, a ofertar uma única turma no horário mais adequado a atender a maioria dos alunos. Os resultados obtidos tiveram avaliação positiva por parte dos alunos que participaram e criaram uma demanda significativa para a oferta de novas turmas.

ISSN: 1808-1665