9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Histórias em quadrinhos da sala de aula

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Quadrinhos, Literatura, Educação

Mesmo nos dias atuais ainda há quem considere os quadrinhos como sub-literatura mas há anos este panorama vem sendo mudado, inclusive com reconhecimento do MEC, Ministério da Educação e Cultura, que não apenas tem sugerido mas investido neste tipo de publicação. O projeto de pesquisa LEITOR - “A Linguagem dos Quadrinhos: Literatura, Arte e Conhecimento” – tem como principal objetivo a busca por elementos que auxiliem quanto ao uso das histórias em quadrinhos didaticamente em sala de aula. O desenvolvimento da pesquisa foca-se principalmente na busca por autores que possuam em sua obra um caráter artístico/didático, mas também tem ainda como foco uma abordagem em relação à própria linguagem dos quadrinhos. Embora o estudo da linguagem encontrada nas histórias em quadrinhos não seja necessariamente novo, trata-se de uma discussão que, além de estar em sintonia com uma tendência da atualidade, é uma forma de oportunizar uma aprendizagem prazerosa através de um mundo literário certamente ainda pouco cultivado. Trabalhar com quadrinhos certamente é adentrar num mundo literário ainda pouco explorado didaticamente, mas que extrapola a linguagem verbal incorporando em seu bojo a versatilidade da linguagem artística. O projeto já teve como resultado, em 2011, a publicação de um livro, Os Monstrinhos do Rio Cachoeira, com personagens gerados e publicados em Joinville entre as décadas de 80 e 90. O livro resgatou 160 tiras e 10 histórias completas de personagens que sempre visaram uma crítica ambiental, originalmente publicados no jornal A Notícia e que foram totalmente colorizados para o livro. Através de uma pesquisa bibliográfica buscou-se selecionar dentre as milhares de tiras publicadas aquelas que fossem um quadro amplo e fiel do que os personagens representam culturalmente ao contexto em que se inserem. Em 2012 foram feitos diversos trabalhos em escolas regionais usando o livro como fonte de pesquisa, o que comprova que mais que mera pesquisa histórica tratou-se de um resgate cultural reconhecidamente útil quanto ao registro de uma importante parte da cultura local, devidamente organizada e registrada em obra com qualidade editorial própria para colecionadores e interessados no assunto, assim como um excelente material de consulta para professores e afins.

ISSN: 1808-1665