9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Material educativo virtual em arte

Palavras-chave: material educativo, virtual, arte

Desde 2010 desenvolve-se pesquisa com foco na investigação acerca de materiais educativos em arte com a finalidade de identificar suas bases conceituais e metodológicas. Por meio do projeto "Material Artístico Pedagógico: uma investigação conceitual e metodológica" (MAP, 2010), foram identificados os preceitos dos materiais educativos produzidos por instituições nacionais. Já com o desenvolvimento da pesquisa "Material Educativo em Arte: uma investigação conceitual e metodológica" (MEA, 2011), a investigação centralizou-se em materiais educativos internacionais, produzidos em países da Europa e nos Estados Unidos. A partir daí, foram então cruzados os dados e construído um esquema que serviu de base para a concepção de novos materiais educativos a partir do banco de imagens do Programa Institucional de Extensão Arte na Escola da Univille. Foi então produzido o material "Percursos da Arte no Brasil: caminhos possíveis", a partir de recorte de imagens de arte brasileira presentes no referido banco. Durante o desenvolvimento dessas investigações identificou-se que muitas instituições culturais e museológicas, nacionais e internacionais, possuem site no qual consta espaço educativo. Em alguns desses espaços, são disponibilizados materiais e jogos que se afirmam educativos, alguns embasados na estrutura e ferramentas próprias do ciberespaço, outros não. Nesse sentido, por meio da pesquisa “Material Educativo Virtual em Arte” (MEVA, 2012), objetivou-se o mapeamento e investigação acerca desses materiais no intuito de identificar suas bases conceituais e metodológicas afim de produzir materiais a partir do banco de imagens digital que o PIEAE possui. Foram então mapeados cento e cinco sites de museus do mundo todo, dos quais cinquenta e seis possuem um espaço denominado por educativo, o que evidencia tanto o interesse na preparação do professor, que pode ser entendido como agente multiplicador, mas também com a formação de público para a arte, já que os jogos e atividades são voltados aos estudantes. Ao investigar-se o conteúdo desses espaços foi identificado que quatorze possuem jogos educativos, o restante apenas disponibiliza informações acerca de programas presenciais, visitas mediadas, além de textos e artigos sobre a mostra ou acervo. Em função da complexidade e extensão do objeto de pesquisa, tendo em vista a quantidade de novos termos e conceitos que surgiram a partir do desenvolvimento da cibercultura e do ciberespaço, assim como em relação a quantidade e diversidade de jogos e atividades educativas disponibilizadas, a pesquisa ainda está em desenvolvimento no ano corrente e os materiais educativos virtuais estão em processo de análise.

ISSN: 1808-1665