9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Girando o caleidoscópio: memórias como busca identitária e legitimadora da cultura da crianças abrigada

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: memória, identidade, leitura de narrativas literárias

O presente projeto movimenta-se na busca da recuperação de memórias pessoais e de referências identitárias de crianças abrigadas que, em contato com as narrativas ficcionais, poderão identificar e (re)significar suas próprias histórias. As descobertas advindas da memória serão associadas a conceitos e princípios que unam a experiência individual à coletiva, estabelecendo assim elos individuais, sociais e culturais. Assim sendo, objetiva-se criar um espaço de subjetivação que associe e estimule a relação entre a literatura e as experiências de vida, buscando na memória os fios que fortaleçam a construção de novas tramas históricas impregnadas de fragmentos positivos, amenizando as imagens de violência que muitas dessas crianças têm da sociedade, em decorrência de experiências negativas associadas a tênues vínculos afetivos com pais e familiares. A experiência dessas crianças/adolescentes no espaço de acolhimento da Associação Casa Lar Ecos da Esperança se configura numa possibilidade provisória e excepcional de “vivência” familiar através da presença da família social/mãe social que objetiva constituir vínculos afetivos decorrentes de uma “nova” experiência familiar, portanto o encontro com o literário visa estimular as memórias das crianças para a reconstrução de valores, (re)significando assim, suas vidas e abrindo possibilidades de auto valorização como sujeitos de suas próprias histórias. Este trabalho utiliza-se de uma metodologia de pesquisa e intervenção com abordagem qualitativa, utilizando um processo de “visitação” a essas memórias e os possíveis acessos a essas percepções por intermédio da leitura de narrativas literárias selecionadas. Para tanto, é necessário observar o espaço vivenciado por elas, suas relações com as pessoas que trabalham no abrigo, suas interações com as demais crianças, os laços que se estabelecem entre elas e o cotidiano na Casa Lar com a família social (mãe social) que as recebe, estabelecendo-se uma rede de significações importantes para ampliar a compreensão do desenvolvimento humano dos sujeitos da pesquisa. O desenvolvimento da pesquisa é realizado no seu novo ambiente natural que, para essas crianças, passou a ser o abrigo – a Casa Lar. Dentre essas experiências podemos citar as narrativas e o poder de identificação de uma experiência única que, segundo Machado (2004), particulariza cada um de nós no instante da narração; uma construção imaginativa que se organiza fora do tempo da história cotidiana. A aplicação desta metodologia iniciou-se após a aprovação do projeto no Comitê de Ética numa parceria da Casa Lar Ecos de Esperança / Instituto Fazendo História com Programa Institucional de Incentivo à Leitura – PROLER/UNIVILLE.

Apoio / Parcerias: Parcerias - Casa Lar Ecos de Esperança / Instituto Fazendo História com Programa Institucional de Incentivo à Leitura – PROLER/UNIVILLE.

ISSN: 1808-1665