9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

A leitura crítica de charge: desnaturalização da violência

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Violência, Leitura crítica, Charge

As consequências do comportamento violento são percebidas nos índices de morte por fator violento. O Brasil tem uma das maiores taxas de violência do mundo. Segundo Werthein (2004), as pesquisas realizadas em diversos países indicam o Brasil no quinto lugar em um ranking mundial de taxas de óbito por violência, tais como acidentes de trânsito, suicídios, homicídios e outras violências, entre jovens de 15 a 24 anos. Para o mesmo autor, são várias as iniciativas que devem ser tomadas para romper o ciclo da violência, considerando a educação como a mais efetivamente para mudar a base do comportamento humano. A violência inicia em pequenas atitudes como no simples olhar de reprovação, no xingamento, na agressão, no não respeitar e observar o direito de ser respeitado. Por exemplo, há falta de respeito para quem não é do mesmo time, tem uma religião diferente ou pertence à minoria (raça, opção sexual, gêneros). Segundo Loureiro (2004), a transformação mais duradoura só poderá ocorrer com base em princípios voltados ao bem comum e que serão efetivados pela educação. Nesta perspectiva, o projeto de extensão “a linguagem da não-violência: uma possibilidade para a construção da cultura da paz” tem o objetivo de desenvolver ações que conscientizem as pessoas que a linguagem pode estar impregnada de violência e que é pelo diálogo que os conflitos e as diferenças devem ser resolvidos. Para alcançar esse objetivo, foram propostas atividades de leitura crítica de diferentes gêneros textuais, como as charges. A leitura deste gênero textual é propicia para discutir a violência, pois, com humor, a charge tem como uma de suas temáticas a denúncia de comportamentos violentos. Para Fairclough (2001), a leitura crítica de determinados gêneros possibilita a desnaturalização da violência, a qual está contida na prática discursiva das pessoas. As atividades com esse gênero foram desenvolvidas com alunos da Educação Básica, proporcionando o envolvimento dos participantes com a temática da não violência e ajudando a aguçar o senso ético em direção a construção da cultura da paz.

ISSN: 1808-1665