9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Educação

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Educação, Escola, Território

A pesquisa já em andamento desde 2012, tem como objetivo maior inventariar a produção científica sobre o surgimento das Escolas do Campo analisando o papel destas instituições na categoria de políticas públicas em pequenas comunidades rurais, e, sobretudo as suas relações com a construção e (re) construção das identidades locais, entrelaçando pertencimento, enraizamento, desenraizamento e a cultura material das escolas. Cabendo neste processo de pesquisa o registro/documentação, cartografias, narrativas e iconografias das condições materiais do território onde as escolas foram criadas e onde ainda estão inseridas. Tais fontes de pesquisa podem possibilitar novas reflexões acerca da Educação, da Escola Pública em contextos territoriais distintos no Brasil, universalizando novas abordagens teóricas e metodológicas. Como se trata de um estudo inédito, nesta perspectiva conceitual, estamos analisando inicialmente o território da região de Joinville/SC

Apoio / Parcerias: Apoio: Projeto Carta Convite/Mestrado em Educação e Edital do Artigo 170. Anos: 2012/13

ISSN: 1808-1665