9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Ensino Fundamental de 9 anos: formação continuada para professores das séries iniciais na perspectiva das culturas infantis e do letramento

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: letramento, alfabetização , culturas infantis

O objetivo principal da atividade de extensão foi o de contribuir para o processo de construção de práticas pedagógicas que levassem em consideração as culturas infantis e as práticas de letramento em Escolas da Rede Municipal de Joinville. A atividade configurou-se como uma formação continuada para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, com duração de 40 horas. Em 2012, foi a 5ª edição do projeto, cuja continuidade foi solicitada pela Secretaria Municipal de Educação com o fim de atingir escolas ainda não contempladas pelo projeto em 2011. Ao longo do ano, são dois grupos que participam da atividade, um em cada semestre. Em 2012, foram dois grupos de aproximadamente 25 professores das séries iniciais. Durante a atividade, diferentes temáticas são discutidas, focalizando-se a questão da alfabetização e do letramento, dos gêneros discursivos, da formação do profissional docente e das culturas da infância. Como metodologia, empregam-se diferentes estratégias e técnicas, que vão desde exposição oral, até vídeos, discussões, leituras variadas e elaboração de atividades, tendo como suporte as reflexões feitas durante os encontros. De um modo geral, percebeu-se um significativo envolvimento das professoras participantes em todas as atividades propostas. Em vários momentos foi solicitado que as professores elaborassem atividades pedagógicas baseadas nas questões apresentadas e discutidas. Pareceu que as professoras estavam realmente envolvidas com a proposta e reconheciam a necessidade de repensar algumas de suas práticas. Supõe-se que houve a ressignificação de algumas práticas pedagógicas.

Apoio / Parcerias: Secretaria Municipal de Educação de Joinville

ISSN: 1808-1665