9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: formação inicial, professores, licenciaturas

O PIBID/UNIVILLE tem como objetivo central contribuir para a formação de professores capazes de reconhecer as práticas de letramento nas quais os alunos já se encontram envolvidos e promover ações para que tais práticas se ampliem, visando a circulação do sujeito em diferentes esferas sociais e rejeitando certo determinismo social que relega os iletrados à condição de viver à margem das práticas letradas. É preciso, portanto, que já em seu processo de formação inicial, os futuros professores compreendam a importância que tem uma prática pedagógica voltada para o letramento e, juntamente com o professor já atuante, proponha ações sob tal perspectiva. Nesse sentido, foram desenvolvidas as seguintes ações na primeira etapa do programa: Inserção dos estudantes no espaço escolar com o objetivo de conhecer as práticas letradas presentes, também no entorno da escola; Observação dos procedimentos de ensino desenvolvidos pelos professores supervisores; Planejamento de atividades voltadas para o letramento; Intervenção e aplicação de tais atividades; Registro, discussão e análise das primeiras percepções. Participação nos encontros do PIBID promovidos pela Universidade. Já se percebe que o principal resultado se refere à inserção dos bolsistas no espaço escolar e a uma percepção mais clara das possibilidades de uma ação pedagógica mais efetiva. É nítido o amadurecimento dos estudantes participantes do PIBID no que se refere às discussões envolvendo os espaços e os atores escolares. Além disso, a integração de estudantes da graduação com estudantes do Ensino Médio tem despertado o interesse destes últimos pelo que acontece na Universidade e pelas possibilidades que têm na continuidade de seus estudos. Também o envolvimento de professores da Educação Básica tem contribuído para o realinhamento das ações planejadas e para o envolvimento dos estudantes em ações mais objetivas junto aos alunos das escolas. Assim, os bolsistas foram envolvidos em atividades como: planejamento, organização e aplicação de jogos, envolvendo desde a elaboração das regras até a sua efetivação e a percepção da necessidade de readequações; contação de histórias e organização do espaço para tal; levantamento de documentação sobre o bairro no qual a escola está inserida; oficinas de jogos pedagógicos para os professores da Educação Infantil e das séries iniciais; atividades de pesquisa nos laboratórios de informática e elaboração e aplicação de jogos educativos envolvendo assuntos da área de Biologia. Na condição de projeto em fase inicial, foram promovidos dois encontros com todos os envolvidos, nos quais foram feitos relatos das principais ações.

Apoio / Parcerias: CAPES

ISSN: 1808-1665