9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

A Escola Anna Maria Harger e suas fontes

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Ensino, História, saberes escolares

Enquanto acadêmicos do curso de História e no oficio de estagiários e pesquisadores da Secretaria de Educação de Joinville, realizamos no ano de 2012, pesquisas voltadas ao setor educacional, visando o levantamento dos documentos e registros dministrativos presentes na Escola Municipal “Anna Maria Harger”, para a análise histórica do cotidiano, das especificidades, das influências externas à instituição, bem como políticas, e as movimentações de bens, alunos e professores dentro do estabelecimento de ensino, articulando tais informações com estudos bibliográficos e teóricos acerca da temática.Com o objetivo de pesquisar as formas de apropriação dos “saberes escolares” foram realizados os levantamentos da documentação existentes na unidade escolar e analisados para este estudo. Inicialmente esta documentação foi fotografada, digitalizada e posteriormente transformada em relatórios para a pesquisa e as fotos devidamente identificadas para futuras investigações. O Estabelecimento de Ensino possui uma gama de documentos diversos referentes a sua movimentação de professores (desde a sua fundação até os dias atuais), lista de assuntos internos referentes a Associação de Pais e Professores, atas Administrativas e Pedagógicas, documentos referentes a reuniões de diretores, diários de classe, fichas de ocorrência, lista de alunos eliminados e concluintes, livro de matrículas, movimento mensal de alunos, prestação de contas, relação de bens, relatórios anuais, dentre outros. Tais documentos viabilizam a análise histórica das mudanças e permanências presentes no âmbito educacional, bem como, o cotidiano administrativo e político pedagógico da instituição. Podemos notificar, também no levantamento de documentos em campo, as influências normativas da Secretaria da Educação, bem como as inspeções educacionais, que condicionavam as metas, as práticas e as punições tanto para a Escola quanto para os professores. As fontes documentais descritivas presentes nas instituições e estabelecimentos de ensino joinvilense tornam-se
material analítico rico e imprescindível ao pesquisador da educação para conhecer e estudar as rotinas escolares, as práticas (extra)ordinárias e as tramas políticas que envolvem o amplo campo educativo. No caso da E.M. “Anna Maria Harger” as fontes fizeram-se importantes para conhecer a administração e gestão da escola, as metas, os interesses sobre os alunos e professores, o papel da Secretaria de Educação de Joinville e de inspetores educacionais, bem como da Prefeitura Municipal de Joinville (PMJ), as atitudes estudantis, a movimentação dos alunos (transferências, aprovação, reprovação...), os ganhos e gastos da APP e as rotinas especificas da e na escola.

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de Joinville - Secretaria de Educação

ISSN: 1808-1665