9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Educação Patrimonial para Joinville - dialogondo com a comunidade

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Patrimônio, Joinville, Comunidade

O Projeto de Extensão “Educação Patrimonial: formação continuada e construção de identidades” teve como meta fomentar o sentimento de pertença entre crianças e professores das Redes Públicas de Ensino. Para tanto, optou-se pela formação continuada para professores que atuam na infância, abordando conceitos sobre cultura, patrimônio e arte, bem como metodologias para as práticas. Um dos motivos que nos levou a desenvolver esse projeto foi ter verificado que nos currículos para a infância, havia uma ausência de conteúdos/conceitos no que se refere ao: sentimento de pertença, patrimônio cultural e arte. Essa verificação foi a partir de outras formações desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação, que nos apontou essas lacunas. Assim, o PATRI cumpriu com o seu objetivo, ou seja, discutir a educação patrimonial voltada à valorização da memória local, promovendo uma maior identificação e interação dos participantes com o contexto cultural e escolar. As vozes de alguns professores que participaram da formação comprovam o quanto é importante a formação continuada com foco na educação patrimonial. Profª A: “Eu tenho responsabilidades intransferíveis em relação ao patrimônio, especialmente em estar mediando o contato de nossas crianças com os espaços culturais de nossa cidade, gerando nelas o sentido de pertencimento”. Profª B “Hoje aprendemos que patrimônio cultural é muito mais que casarões e objetos e sim pessoas, histórias, vida”. Nesse projeto, também nos preocupamos em construir materiais educativos, que servem de apoio as formações. Criamos então uma cartilha virtual com o objetivo de auxiliar crianças e professores em suas ações. A cartilha é composta de informações culturais, jogos e brincadeiras e sugestões de atividades aos professores com base na educação patrimonial. A convalidação da cartilha virtual se deu através de formação continuada e com isso cumprimos nosso papel de universidade – construir conhecimentos, socializando-os e acompanhando sua praticabilidade no contexto educacional.

ISSN: 1808-1665