9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Projeto Curricular para Artes Visuais: a autonomia do saber

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Currículo, Artes Visuais, Autonomia

A pesquisa “Projeto Curricular para as Artes Visuais no Ensino Básico: espaço de construção de identidades e autonomia” teve como objetivo a construção de indicadores de aprendizagem em Artes Visuais para o Ensino Básico, prevendo a construção de identidades e autonomia na disciplina de Artes Visuais como componente curricular. A investigação teve como foco a pesquisa qualitativa com ênfase em pesquisa ação, tendo como base conceitual-metodológica as narrativas de professores de Arte da Rede Pública de Joinville, além de fóruns, com a participação também do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação – NUPAE, revisão de literatura e estudos de documentos oficiais. Essa pesquisa é de grande relevância, pois nessa área de conhecimento, é praticamente inexistente um documento que norteie os conceitos/conteúdos por série no contexto escolar. Esse processo de pesquisa efetivamente vem contribuindo para a construção de identidades e autonomia, elementos fundamentais para uma educação contemporânea. Por conta da meta em construir indicadores, num foco narrativo e com a participação de professores da rede pública, organizamos seis Fóruns durante o ano de 2012 (totalizando 40h) e envolvendo cerca de 30 participantes. Os Fóruns deram subsídios a pesquisa, além de oportunizar a interação entre pesquisadores, bolsistas e professores. Os Fóruns trataram de várias questões, entre elas: diagnosticar como os professores de Artes Visuais selecionam conceitos/conteúdos para cada série do ensino básico, a fim de analisar o contexto do ensino da arte na educação básica. Ouvir as experiências dos professores, refletindo sobre como tratam os conceitos/conteúdos relacionados a construção de identidades e autonomia. Construir ações pedagógicas relacionando-as as construções de identidades e autonomia no contexto escolar. Definir Indicadores de Aprendizagem para as Artes Visuais em cada série do Ensino Básico, de forma compartilhada com os participantes. Avaliar a adequação dos Indicadores de Aprendizagem para as Artes Visuais, fazendo ajustes necessários. Apresentar ao grupo os Indicadores de Aprendizagem como uma ação coletiva e compartilhada, refletindo sobre a importância de sua convalidação no contexto da escola e sobre a necessidade de trilharmos juntos caminhos em direção a uma educação significativa que prima por um sujeito crítico e sensível. Portanto o desenvolvimento dessa pesquisa nos mostrou o quanto é necessário a parceria entre escola e universidade, a fim de trocarem experiências e construírem conhecimentos coletivamente, oportunizando sua praticabilidade. Também apontou o diferencial numa pesquisa quando articula ensino e extensão, socializando conhecimentos construídos, repensando-os e avaliando-os continuamente, pois essa é uma ação indispensável no contexto atual.

ISSN: 1808-1665