9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Um bairro pra chamar de meu

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Bairro, Letramento, Práticas pedagógicas

A Univille aprovou, junto a Capes, o projeto PIBID intitulado "(Re)ssignificando Práticas Pedagógicas na Perspectiva do Letramento". O Curso de História participa com o subprojeto "Um Bairro pra Chamar de Meu", com o obsetivo de desenvolver práticas sociais de leitura e escrita, procurando re-conhecer a escola, o bairro e seus espaços de sociabilidades, a partir de dados coletados da própria comunidade. Esta comunicação visa apresentar os resultados parciais das atividades realizadas na Escola Municipal Prof. João Bernardino da Silva Júnior e na Escola Municipal Dr. José Antônio Navarro Lins. Envolvendo diretamente 14 licenciandos em Históia, está possibilitando duas vertentes de atuação: uma, na sala de aula e a outra em relação aos bairros onde as escolas estão de trabalhar os conteúdos escolares, tant. A presença dos nossos alunos nas escolas, através do desenvolvimento de atividades criativas, contribui para o rompimentro das formas tradicionais de trabalhar os conteúdos esolares, tanto em sala de aula, como no ambiente externo. Conceitos e fundamentos de diferentes disciplinas contribuem para um olhar interdisciplinar, que também considera temas transversais como o estudo do meio, o patrimônio cultural e a ética. Em sala, nossos alunos exercitaram apoiar os professores supervisores em orientar as turmas com dramatizações sobre as Revoltas Nativistas. Já em relação ao bairro, as atividades realizadas estão reunindo informações (imagens e entrevisas) para compor uma exposição de fotografias sobre a escola e o bairro. Todas essas atividades consideram a necessidade de ler a realidade no entorno da escola, enfatizando o seu papel, assim como o da universidade, na caminhada de toda a comunidade escolar, em direção ao exercício da cidadania. Espera-se que o conjunto dessas ações produza novos sentidos a todo o processo ensino-aprendizaem a todos os envolvidos.

Apoio / Parcerias: Capes Secretaria Municipal de Educação de Joinville

ISSN: 1808-1665