9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID: olhares e fazeres da Pedagogia.

Palavras-chave: PIBID, Pedagogia, Estratégias Cognitivas

No ano de 2012 foi aprovado, pela CAPES, o PIBID a ser desenvolvido com cursos de licenciatura. Os professores envolvidos atuam em um curso (Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras, Parfor/ Sociologia e Pedagogia), e todos tiveram como temática comum o Letramento. O PIBID é aplicado e construído com escolas parceiras onde um professor supervisor, também bolsista do projeto acompanha a atuação dos acadêmicos. O subprojeto, “Olhares e leituras” ,desenvolvido pelo curso de Pedagogia aborda a vivência de modalidades de ação para o desenvolvimento e ampliação das habilidades cognitivas, importantes e significativas neste processo de escolarização. A brincadeira e atividades lúdicas há muito vêm sendo reconhecidas como estratégias eficazes de educação para crianças. Enquanto brinca, a criança determina suas próprias ações e fazeres e poderá comparar, analisar, nomear, medir, associar, calcular, classificar, quantificar, compor, decompor, antecipar, conceituar, criar, deduzir, somar, dividir, subtrair, multiplicar, etc.... Brincar possibilita à ela aprender, fazendo. E essa criação imaginária é considerada um meio do desenvolvimento do pensamento abstrato referente ao desenvolvimento das potencialidades humanas defendida por Vygotsky (2002) e inúmeros outros autores. Segundo os documentos da Unesco, são as habilidades cognitivas que fazem o indivíduo competente e que lhe permitem interagir simbolicamente com seu meio ambiente. Essas habilidades permitem discriminar entre objetos, fatos ou estímulos, identificar e classificar conceitos, levantar/construir soluções, aplicar regras e resolver problemas. O que se propõe neste projeto é a instauração de uma ação conjunta entre professores e acadêmicos, por meio da troca de ideias e da proposição de procedimentos de ensino que se volte para a aprendizagem lúdica, ultrapassando os estreitos limites de uma prática voltada apenas para o ensino de conceitos descontextualizado. A recomposição da dinâmica interlocutiva entre esses autores vem permitindo que possíveis fragilidades da relação mundo acadêmico /mundo do trabalho possam ser minimizadas construindo inovações significativas nas ações educacionais tocantes ao processo de aquisição e desenvolvimento das habilidades cognitivas. O envolvimento de acadêmicos de Pedagogia está diretamente ligado ao planejamento e implantação de procedimentos pedagógicos diferenciados que estimulem o desenvolvimento e ampliação das habilidades cognitivas importantes e significativas para esta faixa etária de 3 a 5 anos e séries iniciais do Ensino Fundamental. A escolha pela faixa etária na Educação Infantil justifica-se pelo fato de já estarem utilizando a linguagem oral para plena comunicação, bem como estarem em processo de descoberta e compreensão de conhecimentos sociais de diversas origens, incluindo matérias e relações possíveis entre eles.

ISSN: 1808-1665