9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Elementos sobre o perfil pedagógico e atuação profissional dos alunos da Geração Y matriculados nos cursos profissionalizantes da microrregião do Alto do Rio Negro

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Geração Y, Perfil pedagógico , Atuação profissional

O dinamismo do mundo e a constante competitividade que emergem em diferentes áreas estabelecem novos perfis de relacionamento, gestão e trabalho para as organizações, solicitando-lhes uma visão mais sistêmica. As competências solicitadas para empregabilidade envolvem um perfil profissional que abranja flexibilidade, multifuncionalidade, atitude, capacidade gestora e facilidade para resolver problemas, as quais carecem ser consideradas pelas instituições educacionais, evitando medidas corretivas ou preventivas para minimizá-las. Nessas competências, recebem especial ênfase as atitudes e habilidades que se referem ao relacionamento interpessoal, a capacidade de lidar com a diferença e conviver com grupos de diferentes faixas etárias e características, estratificadas em diferentes gerações. A administração dessa convivência requer conhecimento acerca das motivações e valores de cada uma dessas gerações, em especial, àquela recém-chegada: a geração Y. O presente projeto de pesquisa tinha por objetivo realizar estudo para mapeamento do perfil pedagógico e atuação profissional dos alunos da geração Y matriculados nos cursos profissionalizantes da microrregião do Alto Rio Negro. O processo investigativo se baseou nos construtos teórico-científicos disponíveis e numa pesquisa de campo de cunho quali-quantitativo direcionada aos alunos de diferentes cursos profissionalizantes. Quanto ao perfil laboral, expressaram que ao buscar uma profissão, valorizam mais as oportunidades de desenvolvimento profissional, a boa remuneração e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Especificamente quanto ao processo de aprendizagem, 19,06% considera que o aprendizado se amplia quando os conteúdos relacionam teoria e prática, 14,53% tem melhor aproveitamento quando trabalha em grupos e 14,22% quando se identifica com as aulas que envolvem dinâmicas de grupos e atividades variadas. Quanto às metodologias e estratégias de aprendizagens, dentre as que obtiveram maior incidência, 17% afirma que as mais adequadas e proveitosas são as que utilizam conhecimentos em casos práticos, 13% quando aplica os conhecimentos e 10% ouvindo. Ainda no âmbito da aprendizagem, quando solicitados a expressar sua identificação quanto ao perfil de professores, 22% afirma que o mais importante é o domínio de conhecimento que revelam, 16% se identificam com os que falam sua língua e são divertidos e 13% considera que aqueles que disciplinam a turma, estabelecendo bom clima de aprendizagem são os melhores, apontando essas características como determinantes para favorecer sua aprendizagem. A pesquisa realizada traz extensas informações e permite a partir de análise e desdobramentos o alinhamento de ações tanto por parte das empresas quanto das instituições educacionais, constituindo-se numa bússola orientadora para referenciar ações a serem empreendidas e por consequência decisões assertivas tomadas.

Apoio / Parcerias: Projeto de pesquisa financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIVILLE.

ISSN: 1808-1665