9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Mobilizando CHA para formação do perfil empreendedor dos alunos vinculados ao ensino da rede pública” no campus São Bento do Sul

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Empreendedorismo, Perfil Empreendedor, Alunos Ensino Médio

A necessidade cada vez mais eminente do conhecimento, determinada pela sociedade atual, solicita das universidades um posicionamento mais dinâmico e estratégico. Sua atuação precisa estar alinhada às necessidades e demandas, instrumentalizando as pessoas ao enfrentamento dos desafios na atualidade. Dentre ações que podem ser priorizadas está a disseminação da cultura empreendedora tanto na universidade como em outros níveis educacionais. Nesse sentido, desde 2011 vem sendo desenvolvido o projeto de extensão “Mobilizando CHA para formação do perfil empreendedor dos alunos vinculados ao ensino da rede pública” no campus São Bento do Sul, cujo objetivo é oferecer um programa vivencial visando à construção e o aperfeiçoamento do perfil empreendedor dos alunos vinculados ao ensino médio da rede pública por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, buscando subsidiá-los e instrumentalizá-los para inserção no mercado de trabalho. Em 2012, foram atendidos 200 alunos das escolas de Ensino Médio Celso Ramos Filho e Professor Roberto Grant, que participaram de três encontros nos quais foram trabalhados, por meio de diversas metodologias, mas principalmente as vivenciais, os conceitos acerca da temática proposta. Pode-se constatar no decorrer dos encontros realizados que os alunos envolvidos revelam vontade em participar e se motivam/mobilizam muito no desempenho das atividades – percebeu-se que anseiam por propostas diferenciadas e que possam aproximá-los do contexto profissional, assim como lhes favorecer reflexões sobre o seu perfil, fazendo com que se conheçam melhor e possam se identificar futuramente nas escolhas profissionais. Portanto, por meio da execução do projeto foi possível vivenciar o empreendedorismo como uma forma estratégica para a transformação das condições sociais e pessoais, permitindo a superação de um paradigma transmissivo, mobilizando para reflexões, a capacidade de inovar, de aprender a criar, de aprender a pensar, de assumir riscos inteligentemente, de agir com rapidez e eficiência para se adaptar às contínuas mudanças do mundo.

Apoio / Parcerias: Gerência de Educação

ISSN: 1808-1665