9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Diretrizes educacionais e de ergonomia para a preparação de conteúdos destinados ao ambiente virtual de aprendizagem da UNIVILLE

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação, Design, Conteúdos

O resumo ora apresentado é um desdobramento da proposta de doutorado da autora. Ao longo da sua tese de doutorado foram estruturadas diretrizes de aprendizagem para ambientes virtuais de aprendizagem no curso de design. A investigação teve inicio com a revisão de autores como Behar & Cols (2009), Fernandez (2009), Pacheco e Damázio (2009), dos Santos (2009), Teixeira (2009), Prensky (2008), Filatro (2008), Campos et. al. (2007), Kensky (2007), Cross (2004), Medeiros (2004), Palloff e Pratt (2004), Anastasiou (2003), Ausubel (2002), Moran et. al (2000), Sternberg (2000), e Norman (1990). Os resultados, associados a outras etapas da investigação como orientações institucionais para o processo de aprendizagem, foram submetidos aos professores do curso de design por meio da técnica delphi e posteriormente analisados através da análise de conteúdo originando diretrizes para a aprendizagem assíncrona no curso de Design. As diretrizes obtidas foram estruturadas em categorias como 'mediação pedagógica', 'aprendizagem significativa', 'comunidades de aprendizagem on-line', 'aprendizagem colaborativa', 'usuário estudante de design', 'usuário professor', 'conteúdo' e 'tecnologias e ferramentas de suporte ao design didático'. Na etapa atual do projeto estas categorias estão sendo submetidos à professores do curso de Pedagogia que participam por adesão visando identificar quais destas diretrizes são aplicáveis a esta área do conhecimento. O método utilizado nesta etapa abrange: aplicação de duas rodadas de questionários da técnica delphi e análise do conteúdo. Ressalta-se que devido ao processo de submissão da proposta ao comitê de ética a aplicação dos questionários ainda está em andamento e os resultados apresentados no 9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão serão parciais. Os resultados conclusivos deverão ser estruturados até o final do mês de julho.

ISSN: 1808-1665