9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

orientação Educacional

Palavras-chave: aprimoramento, acompanhamento , evasão

A proposta consistiu em monitorar o aproveitamento dos acadêmicos nas disciplinas oferecidas nos cursos de Design. Para isso, detectou-se os alunos com dificuldades de aprendizado, a fim de proporcionar-lhes acompanhamento especial, buscando diminuir suas dificuldades e, consequentemente, preparando-os melhor para o mercado de trabalho. Verificou-se no ano passado, um número significante de alunos com alto índice de faltas, de atraso na entrega de trabalhos e notas bimestrais abaixo da média, situações essas que podem levar à evasão ou à formação de um profissional deficiente. O acompanhamento do desempenho dos acadêmicos do curso de Design tem o propósito de identificar os alunos com mau aproveitamento nas diversas disciplinas do curso e, por meio de diálogo, descobrir a(s) causa(s) de suas dificuldades, encaminhando-o para a solução do problema, seja por meio de acompanhamento especial dos professores ou do direcionamento para profissionais da área da Psicologia, ou ainda incentivando-os a criarem grupos de estudos coordenados pelos próprios alunos. Percebeu-se, ainda, que muitos acadêmicos não estão preparados para entrevistas de estágio/emprego na área, inclusive poucos deles possuem um portfolio de seus trabalhos. Sendo assim o projeto também propôs assessoria aos alunos na montagem de portfolio, ajudando-os na seleção dos melhores trabalhos e instruindo-os a expô-los de maneira adequada. As dificuldades identificadas nos acadêmicos contribuiram para a criação de novos cursos específicos vinculados ao FAEG, possibilitando-lhes uma formação profissional mais completa, gerando profissionais mais bem preparados, com conhecimentos globais. No projeto proposto no em 2012 não foram estabelecidas metas para o número de participantes, mas estimáva-se atender uma média de 80 alunos, número que se tomou como referência pois foi próximo à quantidade de atendimentos do projeto no ano anterior. Mas, em 2012, o projeto teve que ser revisto, e por sugestão da PROEN, houve a necessidade de reduzir horas, o que ocasionou no desligamento da outra professora, Fernanda Pozza, do projeto vigente. Portanto, a busca de informação, atendimento aos alunos, conversas com professores, entre outras atividades propostas pelo projeto, sobrecarregou uma única pessoa e consequentemente, o projeto teve seu desempenho comprometido, atendendo apenas 37 alunos.

ISSN: 1808-1665