9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

FAEG, Render e animação de produto e ambiente

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Ferramentas, Produção de Imagem, Ensino

O projeto FAEG, Render e animação de produto e ambiente realizado no ano de 2012 junto ao Departamento de Design da Univille tinha como objetivo proporcionar ao acadêmico do Curso de Design (produto, gráfico, moda, interiores e moda) e Arquitetura a capacitação para produção de imagens e animações de projetos de produtos, gráficos, interiores e arquitetônicos através do software 3DMax. Este projeto foi aplicado devido ao fato desse tipo de ferramenta computacional estar presente no cotidiano de empresas e escritórios prestadores de serviços realizando atividades como: maquetes eletrônicas, animações, produção de imagens de produtos e outras atividades semelhantes. As atividades implantadas estão de acordo com as proposta filosófica do departamento de Design de preparar o aluno para a expressão textual e visual, indo ao encontro a missão da UNIVILLE, que é “promover a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento sustentado, atuando em educação, pesquisa e extensão". As aulas foram aplicadas no período vespertino de março a dezembro sempre na quarta e sexta-feira. Foram formadas 4 turmas por semestre atendendo as diversas habilitações do design e também graduandos de arquitetura e urbanismo. Contando com 65 alunos no primeiro semestre e 47 no segundo semestre. As aulas abordaram os temas modelagem, iluminação, renderização e animação. Sempre com atividades práticas contextualizando as possíveis aplicações dos exercícios. Um problema decorrente do horário do curso devido à realidade dos alunos da instituição foi a desistência principalmente quando o aluno começa em um estágio abandonando esse tipo de formação complementar evidentemente necessária na carreira profissional. Por outro lado vale relatar alguns comentários dos professores colegas do departamento de Design da Univille, no qual os alunos participantes deste FAEG vinham aplicando a ferramenta e os conhecimentos em exercícios propostos nas disciplinas do curso. Posso expressar aqui as minhas observações sobre os resultados deste trabalho ao longo de um ano relatando que o acadêmico procura aproveitar essas capacitações, reconhece a importância e aplicabilidade. Mas o principal problema são os horários de oferecimento do curso, no horário possível para o professor complementar as suas horas na grande maioria o aluno está trabalhando. Mas aquele acadêmico que consegue usufruir desta oportunidade oferecida gratuitamente pela universidade reconhece o valor do professor, da proposta do FAEG e da universidade.

ISSN: 1808-1665