9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

A prática de educaçao continuada como vantagem competitiva na indústria químico-plástica de Joinville

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Educação Continuada , Vantagem Competitiva, Indústria químico-plástica

O projeto de pesquisa intitulado A prática de educação continuada como vantagem competitiva na indústria químico-plástica busca avaliar as práticas de aprendizagem utilizadas nas empresas do setor químico-plástico de Joinville. A aprendizagem nas organizações tem ganhado especial atenção como vantagem competitiva, quando gera competências. A literatura aponta diversas nomenclaturas e modalidades de educação no interior do espaço produtivo e demonstra que as empresas mais duradouras são as que reconhecem que obtém vantagens ao promoverem e deterem o conhecimento e a habilidade das pessoas. Procurou-se, portanto, conhecer como as empresas industriais de Joinville do setor químico-plástico entendem e tratam da capacitação de seus profissionais, se há práticas de educação continuada e, se existentes, como estão estruturadas e sustentadas teoricamente. A pesquisa se sustenta na perspectiva fenomenológica, por se tratar de um tema social que merece atenção pela forma como cada indústria lida com seus funcionários, concebe e realiza a aprendizagem no ambiente da empresa, na visão dos gerentes. Estes são os sujeitos que definem os processos educativos na direção da concretização das metas traçadas pelas organizações e o fazem de forma prescritiva ou descritiva. De abordagem qualitativa, descreve, portanto, como o fenômeno ocorre do ponto de vista das pessoas que planejam a aprendizagem. A pesquisa está em fase de coleta de dados. Espera-se responder em que medida os programas de educação continuada se constituem fator de competitividade nas empresas industriais do setor metal-mecânico de Joinville e oferecer proposições adequadas nas dimensões cognitivas e comportamentais.

ISSN: 1808-1665