18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Aerodinâmica projeto maratona eficiência energética

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Aerodinâmica, Software, Resultados

O veiculo ou projeto desenvolvido para a competição universitária Maratona da Eficiência Energética os estudos aerodinâmicos foram realizados com design software solidworks e as simulações em primeira instantes via computador.O projeto foi concebido pela empresa VETOR CNC com a forma de uma composto de isopor e fibra náutica.. Tivemos um ótimo êxito no projeto em virtude de sua construção em materiais diferentes e resistentes ao que o projeto exigia e foi estudado. Os objetivos do projeto foram- conhecer os principais fatores no desenvolvimento da aerodinâmica automotiva;- Estudar as principais ferramentas e tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de projetos de aerodinâmica; - verificar as características/condições e o regulamento da Maratona Universitária da Eficiência Energética e dos veículos da maratona, bem como de outras competições automotivas , sob a ótica da aerodinâmica. - Realizamos simulações com o uso de software para verificar a funcionalidade e realizar validação da aerodinâmica. O projeto e pesquisa teve cunho qualitativo e compreendeu:a) Pesquisa bibliográfica para conhecer os principais conceitos, princípios, tendências e tecnologias relativas a projeto, teste e análise de aerodinâmica b) Realizamos análise do regulamento da maratona, para verificar as principais características e normas da competição; c) Verificamos e analisamos a aerodinâmica dos veículos da Shell Eco Marathon, que é uma competição internacional, similar a maratona universitária da eficiência energética, porém a Shell Eco Marathon apresenta veículos com desempenho bem superior ao da maratona universitária da eficiência energética;d) Realizamos testes com softwares de simulação de fluxo de ar, para validação do projeto.O desenvolvimento do projeto contribui para o aumento da competitividade do veículo que participou da Maratona Universitária da Eficiência Energética nos dia 27 a 30 de setembro de 2013.O que acreditamos impactou diretamente no desempenho do veículo e consequentemente na redução do consumo de combustível, uma vez que o projeto da aerodinâmica tratou do impacto do fluxo de ar sobre o veículo. Assim obtivemos a segunda colocação na competição com 149 km/l.Os resultados do projeto também poderão contribuir para o aumento das publicações do departamento de Engenharia de Produção Mecânica, uma vez que os resultados poderão ser apresentados em congressos, seminários e revistas especializadas.Por fim, acreditamos que o projeto e os resultados obtidos, também iram dar maior visibilidade e credibilidade ao curso de Engenharia do Campus São Bento do Sul, impactando no aumento pela procura ao curso, por parte de candidatos interessados em fazer o curso.

Apoio / Parcerias: Sergi Car Auto Peças;Caloi center;Torbal tornearia;Vetor CNC;Rineplast;Tuper tubos;

ISSN: 1807-5754