18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Injeção Eletrônica

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Injeção eletrônica , eficiência energética, motor ciclo otto

Este estudo tem com objetivo buscar uma maior eficiência do veículo na maratona universitária, tornando o veículo mais competitivo, atingindo resultados superiores em relação aos anos anteriores. A metodologia empregada foi estudo, projeto, desenvolvimento de protótipo, teste em laboratório e implementação no veículo. Para desenvolvimento deste projeto, foi realizado um estudo do funcionamento da injeção eletrônica em motores ciclo Otto, e através deste sistema, aplicar este conceito ao veículo desenvolvido para a maratona universitária. Dentre os vários itens que compõem uma injeção, está entre eles, o corpo de borboleta conhecido com TBI, este dispositivo não é produzido comercialmente para pequenos motores de baixa cilindrada, sendo este item, o maior objeto de pesquisa deste trabalho. O TBI, ou corpo de borboleta, tem a função de acomodar o bico injetor, sensor de posição de abertura da borboleta e fornecer o ar para a combustão de acordo com o seu posicionamento. Para o projeto deste componente foi realizado o estudo do funcionamento do motor mono cilindro Branco 35 cilindradas, e desenvolveu-se um TBI segundo características do motor, realizou-se simulações de fluxo do fluído no Solidworks para determinar a melhor geometria e seções para favorecer a mistura de ar e combustível. Foram construídos dois modelos de TBI em alumínio com diferentes geometrias e através de testes em laboratório e pista determinou-se o que possuía o melhor desempenho atingindo 170 km/l de etanol. Realizou-se um estudo sobre o software DTASwin para injeção eletrônica e sua aplicação que possibilitou a utilização de seus recursos na busca de otimização do mapeamento do motor, sendo possível monitorar e acompanhar as variáveis do motor como temperaturas, rotação do motor(RPM), pressão atmosférica, tempo de injeção e mistura estequiométrica. Este projeto foi implementado no veículo da UNIVILLE Campus de São Bento do Sul e após a realização dos ajustes em laboratório, o veículo participou da 10a Maratona de Eficiência Energética em São Paulo atingindo a média de 149.7 Km/l, superando o resultado obtido no ano anterior que era de 113 km/l de etanol. Este resultado garantiu a equipe a segunda posição na 10a Maratona de Eficiência Energética.

ISSN: 1807-5754