18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Montagem de sistema de absorção de gases de combustão para motor estacionário

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Diesel, Absorção de gases, Combustão

A composição dos gases de exaustão da queima do diesel é complexa, sendo composta pelas fases sólida, líquida e gasosa. Quando motores a diesel são operados em condições oxidantes, o que contribui para uma boa economia de combustível, em menor produção de CO, num processo de combustão operando em temperaturas menores e com formação e consequente emissão minimizada das quantidades de NOx, CO e hidrocarbonetos. Porém, essa forma de operação também resulta em elevados níveis de emissão de material particulado (MP) e de compostos responsáveis pelo odor característico da emissão diesel, sendo a emissão desses últimos altamente crítica durante condições de operação em baixo nível de temperatura. Via de regra, os hidrocarbonetos das emissões da queima do diesel são pesados, além disso, os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) e seus derivados alquílicos, que podem estar presentes no diesel, podem resistir ao processo de combustão, sendo volatilizados e emitidos para a atmosfera por exaustão. Outros HPA também podem ser formados durante a combustão do diesel. Em função da grande quantidade de ar no processo de combustão, associada à elevada temperatura, pode ocorrer a reações de conversão dos HPA a compostos oxigenados e nitrados na câmara de combustão ou até mesmo no sistema de exaustão. Assim, este projeto teve como objetivo a montagem de uma coluna de absorção de leito fixo em aço inox que tem como função lavar com água deionizada os gases resultantes da combustão de um motor estacionário a diesel para que posteriormente possam ser feitas análises químicas e toxicológicas dessas amostras coletadas. Para a montagem da coluna foram utilizados tubos de aço inox de 90 mm de diâmetro, fragmentos de porcelana para o recheio, um tanque de polietileno para armazenamento da água deionizada, além de tubulações flexíveis para a ligação do abastecimento de água na coluna. O sistema montado permite o fluxo em contracorrente dos gases de combustão oriundos de um motor estacionário da marca Branco, de ciclo diesel, que será alimentado com os combustíveis a serem analisados (diesel, biodiesel e misturas) com água deionizada, armazenada em um reservatório a 2,5 metros de altura, que propicia um fluxo de água por gravidade para o interior da coluna, sendo dispersado por meio de um aspersor. O projeto atendeu às necessidades da pesquisa, visto que o sistema consegue absorver os gases de combustão em água com alta eficiência, com valores médios de HPA de 53,6 mg.L.

Apoio / Parcerias: Tiago Marcelo Larsen – Aluno do curso de Engenharia Mecânica (SBS) Tamiris Schroeder – Aluna do curso de Engenharia Química Carlos Eduardo Galoski – Aluno do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária Renata Amanda Gonçalves – Bióloga Marinha - Aluna do Mestrado em Saúde e Meio Ambiente Sandra Helena Westrupp Medeiros – Professora do curso de Engenharia Química Therezinha Maria Novais de Oliveira – Professora do Mestrado em Saúde e Meio Ambiente Luciano André Deitos Koslowski – Professor do curso de Engenharia Química

ISSN: 1807-5754