18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Aulas de natação e os seus benefícios para a melhora do desempenho escolar

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Natação, benefícios, desempenho escolar

Introdução: Todas as crianças têm possibilidades de aprender e gostam de fazê-lo, e quando isto não ocorre é porque alguma coisa está errada. Faz-se necessário então, que escola e família se questionem acerca dos fatores que podem estar interferindo no processo. A natação exige coordenação motora e estimula o aprendiz a pensar e realizar atividades com autonomia, atenção e concentração, sendo este um meio importante e que pode auxiliar no desempenho escolar das crianças. Objetivo: Relatar as ações realizadas nas aulas de natação para o incentivo à melhora no desempenho escolar. Metodologia: A pesquisa foi do tipo qualitativa. O estudo iniciou após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa e reunião com os pais/responsáveis, para apresentação da proposta e assinatura dos Termos de Consentimento Livre Esclarecido-TCLE e Imagem. Aceitaram participar do estudo 42 escolares da rede pública de ensino de Joinville, sendo 16 considerados com dificuldades de aprendizagem. Os escolares frequentam as aulas de natação na Univille, duas vezes na semana, 45 minutos a sessão. Em levantamentos feitos por meio de anamnese, conversas com a escola, e pais, foi possível identificar as principais dificuldades dos alunos, e definir três conteúdos para serem integrados a aprendizagem da natação: memorização, organização e raciocínio lógico. Após 5 meses de prática, os pais/responsáveis responderam a um questionário semi estruturado sobre as mudanças de comportamento e desempenho escolar de seus filhos. Resultados: As atividades de memorização incluíam sequencia de tarefas pré orientadas, ao longo de um determinado percurso e atividades recreativas; a organização envolvia diversas formas de orientação nos espaços da piscina e uso de materiais; já nas atividades de raciocínio lógico os alunos eram estimulados a realizar cálculos de distância, controle de intervalo o e atividades recreativas com operações matemáticas. Segundo o questionário respondido pelos pais/responsáveis, os alunos com dificuldades de aprendizagem, melhoraram as notas, estão estudando mais, tem mais vontade de aprender e maior pontualidade e responsabilidade para as tarefas. Já para os alunos sem dificuldades de aprendizagem, os pais apontaram maior disposição para acordar e ir para a escola, maior atenção e responsabilidades com horários e tarefas, e também melhora nas notas. Conclusão: Percebem-se os benefícios da prática da natação para os alunos de um modo geral (com e sem dificuldades de aprendizagem) e que os pais, como pessoas mais próximas, conseguem perceber essas mudanças e incentivam ainda mais os seus filhos para participarem das aulas de natação.

ISSN: 1807-5754