18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Levantamento da percepção socioambiental sobre unidades de conservação em Joinville/SC

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Percepção socioambiental, Unidades de Conservação, Educação Ambiental

Este resumo refere-se a pesquisa desenvolvida em 2012, no âmbito de uma parceria entre o Curso de Ciências Biológicas e a FUNDEMA, visando a elaboração de um Guia de Aves para ser usado nas atividades de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação Municipal. A pesquisa teve como objetivo diagnosticar a percepção de professores da rede municipal de ensino de escolas próximas as quatro Unidades de Conservação do município de Joinville: APA Dona Francisca, ARIE do Morro Boa Vista, Parque Morro do Finder e Parque Caieira. A pesquisa do tipo quantitativa - qualitativa, procurou, além de traçar um perfil destes professores, centrar-se na perspectiva dos sujeitos a respeito das Unidades de Conservação (UC), suas características e principais componentes biológicos, com ênfase para a educação ambiental e a avifauna local. O instrumento de pesquisa foi um questionário, aplicado junto a todos os professores de seis escolas próximas às UCs selecionadas. Ao total, 51 professores, de todas as áreas, responderam aos questionários. A maioria dos respondentes tem idade superior a 36 anos, e atua na área a mais de 5 anos. Oito professores não souberam indicar a UC próxima de sua escola e 29 (56,8%) declararam que costumam visitar a UC vizinha à escola, enquanto 22 (43%) não o fazem. As UCs mais visitadas são o Morro do Finder, a APA Dona Francisca e a ARIE do Morro Boa Vista. A respeito dos benefícios destas unidades, 45 professores (88%) afirmam que as UCs são benéficas por sensibilizarem a população para a preservação ambiental. Seis professores (11%) apontaram como prejuízo as restrições ao uso dos recursos naturais e a má administração das unidades. A respeito da educação ambiental, os professores a identificam como uma oportunidade aos alunos e a comunidade de conhecerem mais a respeito dos recursos naturais e aprenderem a valorizar, contribuindo para sua conservação. Todas as escolas desenvolvem atividades de educação ambiental, na maioria das vezes, relacionadas à temática do lixo. Nenhuma indicou atividades relacionadas às UCs. As espécies de aves mais indicadas foram o Bem-te-vi; Quero-quero; Beija-flor e Sabiá. Quanto à flora, foram indicados os Palmitos, Palmeiras e Embaúba. Por fim, depreende-se uma fraca identificação das escolas com as Unidades de Conservação municipais, sugerindo a necessidade de inclusão nos planos de manejo das mesmas, de ações de educação ambiental que envolvam os professores na intermediação entre os objetivos de conservação ambiental destas unidades e a comunidade escolar.

Apoio / Parcerias: FUNDEMA

ISSN: 1807-5754