18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Prevalência de colite e doença perianal nos pacientes com doença de crohn do ambulatório de doença inflamatória intestinal do Hospital Municipal São José de Joinville

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: DC, colite, doença perianal

Introdução - A Doença de Crohn (DC) é uma desordem inflamatória, crônica e recorrente, que pode afetar qualquer segmento do trato gastrointestinal da cavidade oral até o ânus. Aproximadamente um terço dos pacientes apresenta doença perianal. Evidências encontraram maior incidência de fístulas em homens, já em outras investigaçoes isso não foi conclusivo. Menores de 40 anos, judeus, não-caucasianos e portadores de doença colônicae ileocolônica são fatores de risco para desenvolver doença perianal. Esta complicação tem alta morbidade e traz conseqüências à qualidade de vida desses pacientes, que frequentemente necessitam de procedimentos cirúrgicos associados a tratamento clínico efetivo. Aproximadamente 20% dos pacientes têm DC limitada ao cólon e normalmente apresentam sangramento retal, complicações perianais e complicações extraintestinais. Objetivo – Estimar a prevalência de colite e doença perianal nos pacientes com DC do Ambulatório de Doença Inflamatória Intestinal (DII) do Hospital Municipal São José (HMSJ), Joinville-SC. Métodos – Estudo transversal, com 70 pacientes diagnosticados com doença de Crohn. Os dados foram obtidos através do registro no Prontuário Eletronico do DII do HMSJ, até agosto de 2013. Foram incluídos todos os pacientes com diagnóstico confirmado de DC, independente de idade ou sexo, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram excluídos aqueles que não possuíam dados atualizados no ano de 2013. O estudo foi autorizado pelo Comitê de Ética em pesquisa do HMSJ de Joinville.

Resultados – A prevalência de doença perianal encontrada entre os 70 pacientes analisados foi de 27% (n=19) e de colite foi de 34% (n=24). Analisando os fatores de risco para doença perianal (sexo, idade e local acometido pela DC), constatamos que dos pacientes com doença perianal, 52% (n=10) eram mulheres e 47% (n=9) homens. Em relação a idade, 52% (n=10) possuíam idade menor de 40 anos e 47% (n=9) maior que 40 anos. Quanto ao local, 94% (n=18) apresentaram colite e ileocolite. Ressalta-se que 12% (n=9) dos pacientes possuíam simultaneamente colite exclusiva e doença perianal. Conclusão – A prevalência de doença perianal na DC foi próxima a encontrada na literatura. Já a prevalência de colite foi maior que o registrado na bibliografia. Essas diferenças podem ser justificadas pelo pequeno tamanho da amostra estuda.

ISSN: 1807-5754