18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Atividades educativas virtuais em arte: uma análise conceitual e metodológica

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: atividade educativa, virtualidade, ciberespaço

O presente resumo tem por finalidade delinear os resultados do projeto de iniciação científica “Investigação de atividades educativas virtuais em arte: uma análise conceitual e metodológica” que tem por objetivo central investigar atividades educativas disponibilizadas em sites de instituições culturais e museológicas identificadas pelo projeto de pesquisa maior Material Educativo Virtual em Arte (MEVA), desenvolvido no Programa Institucional de Extensão Arte na Escola da UNIVILLE. Foram analisados até o momento cento e quinze sites, dos quais noventa e um possuem material educativo e cinco possuem atividades educativas virtuais. Pode-se perceber, a partir da discrepância entre tais números que, embora já sejam cogitadas práticas descentralizadas de construção de saberes em relação ao sistema vigente de ensino e tenham sido efetuadas inserções tecnológicas em espaços públicos, não houve renovações no âmbito das concepções pedagógicas e de políticas públicas. Um possível reflexo desta situação é observado em ações insipientes por parte de instituições comprometidas com a fomentação da cultura quanto ao universo específico do ciberespaço e suas potencialidades.

ISSN: 1807-5754