18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

A 7ª e 8ª bienais do mercosul: o artista e suas relações com a sociedade e o meio onde vive.

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: análise de discuso , curadoria, bienais de arte

O texto é parte da pesquisa Análise do discurso curatorial das 7ª e 8ª bienais do Mercosul, cujo objetivo é compreender os discursos curatoriais da mencionada bienal, e vincula-se a pesquisa ARTEME: Discurso Curatorial e as possíveis influências sobre a produção artística emergente em Joinville e Florianópolis que visa averiguar a possíveis influencias das grandes bienais de arte do Sul do país sobre os trabalhos de artistas emergentes de Joinville e Florianópolis.A pesquisa é de natureza bibliográfica e parte das teorias da análise de discurso com enfoque artístico, após o levantamento bibliográfico e virtual sobre as mencionadas amostras e as análises fez-se a comparação entre os discursos. Na presente fase pretende-se comparar os discursos das duas últimas edições da mostra, com vistas a perceber onde e como suas temáticas assemelham-se ou se afastam, entendendo melhor assim um pouco da arte contemporânea produzida neste período. Para começar a comparação dos discursos escolhemos os primeiros textos de cada uma das edições da mostra, da 7ª foi escolhido o texto Grito e Escuta, da 8ª o texto selecionado é o Ensaios de Geopoética. Na sétima edição da amostra, a temática dos curadores Vitoria Noorthoorm e Camilo Yañez concentraram-se na relação do artista com o meio social, esta interação é mutua, nela artista e sociedade estão em constante diálogo, que gera novas proposições artísticas. A oitava bienal teve como curador geral Jose Roca, que lidou com as noções de geopoética, tendo em vista as formas de expressão do artista com o meio onde vive, percebendo, não apenas a geografia de um determinado lugar, mais explorou também as noções de Estado e Nação, que os artistas tem em relação aos mesmos. Observa-se que os dois discursos se aproximam ao lidar com as relações dos artistas com o meio onde vive seja ela social, geográfica ou política, porém a relação postulada pelos curadores da sétima edição da bienal do Mercosul sugere um constante diálogo e uma interação contínua entre o artista e a sociedade. Já na oitava edição tem-se as várias visões postuladas pelos artistas, indo a fundo no conceito de geopoética, relação que também sugere um diálogo no qual a resposta do público talvez seja menos intensa mais igualmente importante.

Apoio / Parcerias: fundo de apoio a pesquisa

ISSN: 1807-5754