18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Literatura Infantil juvenil com temática Afro: Usos e recursos em sala de aula

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Literatura infantil juvenil, Africanidade, Práticas pedagógicas

Literatura Infantil Juvenil com temática Afro: Usos e recursos em sala de aula Realizado com o objetivo de levar para a sala de aula a literatura Infantil e juvenil com a temática Africanidade, de qualidade, e possibilitar a construção de leituras e atividades durante esse período, tal pesquisa foi realizada sob orientação da Professora Dra Sueli de Souza Cagneti e desenvolvida junto ao Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil da Univille – PROLIJ. O trabalho apresenta uma análise de experiências pedagógicas realizadas no ano de 2012, nos meses de outubro e novembro, em três turmas de sextos anos em uma Escola da Rede Pública Estadual do Estado de Santa Catarina. Esta pesquisa também buscou propiciar novos olhares sobre o uso da Literatura Infantil e Juvenil com a temática Africanidade, promovendo uma discussão a partir do uso desta literatura como recurso para diversas leituras, em um contato que propiciasse estabelecer diálogos e reflexões pertinentes sobre/com a Cultura Afro. A obrigatoriedade do ensino de História da África e das Culturas Afro-Brasileiras nos currículos das escolas públicas e particulares da Educação Básica, conforme Lei 10. 639/03, tem promovido uma corrida desde então, por parte dos professores, na busca por material que possa ser utilizado como apoio às propostas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Nesse intento, a pesquisa foi realizada para possibilitar um encontro real entre o material (literário) primeiramente estudado, conforme os pressupostos teóricos e, então, aplicá-lo em sala de aula. Foram selecionadas quatro obras literárias, e elaboradas para cada qual uma proposta pedagógica que foi desenvolvida em sala de aula durante as aulas da disciplina de Língua Portuguesa. Dentro de um trabalho intitulado de “Áfricas do meu Brasil” as práticas (através de diálogos entre textos, construções narrativas verbais e visuais de contos africanos) promoveram a discussão e principalmente, deixaram como bagagem a provocação aos alunos que participaram do projeto durante a construção de um ambiente crítico e reflexivo. A experiência retratada neste resumo dimensiona quanto, e como, ainda há caminhos que podem ser percorridos no uso da literatura em sala de aula, incitando o contato com uma “nova” cultura, com “novas” narrativas e com novos jeitos de narrar.

ISSN: 1807-5754