18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

O processo de inclusão no ensino superior: primeiros passos de uma longa caminhada

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Inclusão, Ensino superior, Necessidades especiais

Este artigo traz um recorte de uma pesquisa que está em desenvolvimento, a qual visa analisar o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, da matrícula ao acolhimento na sala de aula em uma universidade do estado de Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, apoiando-se na abordagem materialista dialética. A entrevista semiestruturada foi utilizada como técnica de coleta de dados. Os sujeitos pesquisados foram três professores/chefes de departamento e uma gerente da Central de Atendimento Acadêmico da instituição. Dentre os dados levantados até o momento, constatou-se que a universidade possui um programa de atendimento ao aluno com necessidades especiais. O estudo também revela que alguns departamentos buscam por meio de iniciativas próprias sanar as dificuldades que surgem no decorrer do trabalho docente junto ao acadêmico. Entretanto, a fala dos chefes de departamentos, apontam para a necessidade da instituição investir em tecnologias assistivas, assim como fica também evidente que dentre as chefias, cuja as falas foram analisadas, nenhum dos sujeitos mencionaram conhecer a política que subsidia a inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior.

Apoio / Parcerias: CNPq.

ISSN: 1807-5754