18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Um Computador por Aluno: uma análise das políticas nacionais de educação brasileiras voltadas à difusão de TICs no cotidiano escolar.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Tecnologia, Educação, Políticas Públicas

O presente relato, busca enunciar parcialmente os resultados obtidos durante o projeto de iniciação cientifica “Um Computador por Aluno: uma análise das políticas nacionais de educação brasileiras voltadas à difusão de TICs no cotidiano escolar” a qual é um fragmento do projeto “Aulas Conectadas? Mudanças Curriculares e Aprendizagem Colaborativa entre as Escolas do Projeto UCA em Santa Catarina” desenvolvido em parceria entre Udesc, Univille, Ufsc, com financiamento do CNPq. É um dos objetivos do projeto investigar as formas de apropriação de alunos e professores do Programa Um Computador por Aluno, bem como Investigar de que forma as políticas públicas vem buscando a inserção de tecnologias da informação e comunicação na rede pública educacional. Para tal foi preciso que as referências bibliográficas sobre a temática fossem analisadas com atenção, assim como se tornou necessária a investigação em campo: foram desenvolvidas visitas em uma escola participante daquele programa e, por meio de uma ficha de observação, foram relatados de que forma ocorriam os usos dos computadores em sala de aula. Ainda que a pesquisa não tenha terminado, pode-se perceber que diante de tantos desafios enfrentados em sala de aula, com planejamento adequado é possível que a utilização das chamadas novas tecnologias atrevessem as barreiras do próprio currículo escolar e contribuam de forma efetiva para uma aprendizagem colaborativa.

ISSN: 1807-5754