18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

O olhar social: as histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica de reflexão

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Histórias em quadrinhos, Ensino, Crítica social

A utilização de histórias em quadrinhos como meio didático ainda é muito pouco valorizada devido ao preconceito de muitos professores e pais que acreditam que esse tipo de material não é suficiente para a aprendizagem da criança ou adolescente, visto que são consideradas por muitos como fonte de entretenimento sem fundamentação crítica. O projeto de pesquisa “A Linguagem dos Quadrinhos: Literatura, Arte e Conhecimento” tem por objetivo desenvolver um banco de dados com histórias em quadrinhos que contenham elementos que possam ser utilizados em sala de aula. Objetiva ainda mostrar que os quadrinhos não são somente entretenimento ou subliteratura, mas podem ser trabalhos carregados de simbolismos e críticas sociais que podem ser utilizados para fortalecer, de forma lúdica, os debates em torno de temas diversificados, explorando todos os aspectos que essa forma de leitura pode oferecer, como a linguagem, a imagem e o contexto. Nesse sentido,a principal atividade foi a busca e análise de produções desse gênero que instigassem os alunos a pensar as relações de poder atuais e os jogos entre capitalismo e políticas públicas de bem estar social, pesquisando sites e páginas da web em que houvesse histórias em quadrinhos e charges contendo personagens críticos. Os mais utilizados nas pesquisas realizadas durante todo o ano de 2013 foram: Mafalda, personagem do cartunista argentino Quino; Calvin e Haroldo, do norte americano Bill Watterson; Armandinho, criado pelo agrônomo e publicitário Alexandre Beck, autores que exploram a “inocência” e curiosidade infantil para criticar as desigualdades sociais e as formas de governo modernos, fazendo com que os leitores reflitam acerca do mundo em que vivem e convivem diariamente. Ressalte-se que outros autores também foram utilizados à medida que suas leituras mostrassem as práticas de sociabilidade atuais, as quais buscando aproximar as relações acabam nos afastando, como os maus usos da internet e dos meios de comunicação em geral, tendo como principal objetivo levar os leitores a poder avaliar o mundo e se avaliar como sujeitos de construção social.

ISSN: 1807-5754