18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Ensino fundamental de nove anos e a Educação Escolar Indígena: o que dizem os professores?

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Ensino Fundamental de nove anos, Educação Indígena, Concepção de Professores

A presente pesquisa procurou investigar como ocorreu o processo de ampliação do ensino fundamental de nove anos nas escolas indígenas da região de Joinville, focando tanto os aspectos legais deste processo, como também no que diz respeito ao órgão responsável pela implementação dessa política, a Gerência de Ensino / GERED Joinville. Também foi interesse deste estudo entender como as escolas indígenas da região têm sido organizadas, a partir dessa mudança. A abordagem teórica que norteou o trabalho foi a sóciohistórica- cultural, a coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada, sendo que o sujeito da pesquisa foi a responsável pela área da educação indígena da GERED. A partir dos estudos documentais legisladores e orientadores, entende-se que a educação escolar indígena deve seguir um currículo, pautado na alteridade cultural organizado a partir da concepção de um povo com organização social, costumes, língua, crenças e tradicionais próprias. Entretanto, a pesquisa empírica evidenciou que, fora o fato das escolas serem localizadas nas aldeias, o processo curricular não é distinto das escolas não indígenas. De modo especial, a implementação da política de ampliação do ensino fundamental ocorreu nos mesmos moldes e princípios da ampliação na rede escolar não indígena. Esse fato, conforme discutido remete a vários questionamentos e a indicação de novas investigações, como por exemplo, investigar qual a participação da comunidade no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que, muitas culturas são ágrafas, o que em outras palavras implica em reproduzir muitas histórias, costumes oralmente. Sendo assim, somente uma participação efetiva da comunidade poderia oportunizar a socialização de saberes produzidos pelo seu povo.

Apoio / Parcerias: CNPq

ISSN: 1807-5754