18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

O projeto na visão dos profissionais da docência dos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Joinville

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Docente, Projeto, Educação Infaltil

O presente artigo tem como objetivo demonstrar o entendimento, a visão e as dificuldades para a elaboração de projetos que os profissionais da docência dos Centros de Educação Infantil da rede Municipal de Ensino de Joinville (SC) demonstram obter à partir da pesquisa. Para melhor compreensão do tema na fundamentação teórica utilizou-se alguns autores conhecidos no campo dos projetos na educação, como Nilbo Nogueira (2007) e Maria C. S. Barbosa e Maria C. G. Horn (2008), além de alguns documentos nacionais referentes a educação. As informações foram contidas através de uma pesquisa de campo realizada com docentes de algumas instituições, sendo estes desde a equipe diretiva até os profissionais que atuam em sala, onde com os mesmos foi aplicado um questionário. Percebeu-se que a metodologia de projetos é vista pelos docentes como enriquecedora para o desenvolvimento das crianças, pois engloba todos os aspectos a serem desenvolvidos na educação infantil. Mas para que o projeto realmente surta efeito, o docente tem que compreender o que é um projeto, quais os elementos que o constituem e que este deve surgir a partir do interesse das crianças. Além de que o profissional deve estar em constante formação, buscando sua atualização nos conhecimentos.

ISSN: 1807-5754